Português (Brasil)

2ª Audiência Pública para Revisão do Plano Diretor de Mafra foi sucesso de público

2ª Audiência Pública para Revisão do Plano Diretor de Mafra foi sucesso de público

Compartilhe este conteúdo:

O Plano Diretor de Mafra já existe desde 1991, e é preciso adequá-lo às novas exigências para atender às demandas do município. Para a administração municipal, é motivo de grande importância a realização da segunda Audiência Pública, que aconteceu na última quarta-feira, 22, na sede da Amplanorte, reunindo aproximadamente 80 pessoas entre membros da sociedade civil organizada, instituições, sindicatos e munícipes.

O Plano Diretor é o documento-base de orientação da política de desenvolvimento dos municípios brasileiros, e abrange a integração de políticas de gestão do solo urbano, habitação, saneamento ambiental, mobilidade, transporte urbano, entre outros. Ele está previsto na Lei Federal n. 10.257/2001, conhecida como Estatuto da Cidade e deve abranger todos os municípios com mais de 20 mil habitantes.

Mafra em desenvolvimento

Na segunda audiência, foram apresentadas novas propostas e debatidos vários assuntos, o primeiro deles foi o Conselho das Cidades, onde foi tratado sobre a sua composição. Atualmente o conselho conta com 16 membros, sendo 8 representantes do setor público e 8 do privado. A proposta apresentada pela equipe técnica foi a de aumentar em 4 o número de representantes do setor privado, totalizando 12 membros, resultando em uma porcentagem de 40%-60%, devido ao grande número de segmentos representativos que devem ser abrangidos.

Outro ponto importante foi a tratativa sobre o parcelamento do solo, apresentando novas alterações para condomínios fechados. Também tratou-se sobre os usos e ocupação do solo, onde foi apresentada uma nova proposta de divisão de bairros para a cidade de Mafra. Atualmente contamos com 17 bairros, e aumentaríamos em 3 (São Lourenço, Rio Branco I e Vila Pscheidt) e diminuiríamos 1 (Fazenda do Potreiro). Sendo apresentada também a classificação dos usos e ocupações a serem utilizadas (residencial, comercial, serviços, industrial), bem como uma nova proposta de enquadramento das indústrias e comércios através dos níveis de interferência ambiental.

No evento, foi abordada também a questão do macrozoneamento (urbano, comercial, residencial, tradicional, industrial, especial, rural) e zoneamento municipal (urbano e rural). O último tema foi sobre os parâmetros urbanísticos da ocupação do solo (taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento, recuos e permeabilidade).

Contribuição da sociedade

Ao final das apresentações, foi aberta a discussão para sugestões e também foram respondidos os questionamentos do público. De acordo com a secretaria, são necessárias no mínimo, mais duas audiências públicas para discussão de demais assuntos como código de obras e de posturas, entre outros. Do resultado de cada audiência será elaborado um projeto de lei, fruto da participação popular no processo de decisão.

É muito importante que a população participe dessa construção, pois com a revisão, o Plano Diretor Municipal vai reger toda a parte de urbanismo do município para os próximos 10 anos, e é neste momento que a população poderá contribuir de forma direta nas observações e alterações do referido plano.

Acesso à informação

Todos os arquivos relacionados às Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Mafra estão disponíveis para consulta e download no site da Prefeitura de Mafra, por meio do link: http://bit.ly/planodiretormafra. O cidadão também pode acessar o vídeo da audiência no canal da Amplanorte no YouTube. Maiores informações também podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano através do telefone (47) 3642-4020.

Compartilhe este conteúdo: