Português (Brasil)

Vinho e Verão: Uma combinação perfeita!

Compartilhe este conteúdo:

Os dias quentes pedem bebidas que refresquem. Para muitos, o consumo de vinho nessa época pode ser inadequado. Contudo os dias quentes de verão tornam-se uma época bastante interessante para seu consumo de vinhos, destacando-se vinhos brancos, rosés e espumantes.

Leves, frescos, refrescantes, versáteis, servidos a baixa temperatura, ótimos para beber entre amigos, à beira da piscina, na praia. Cada vez mais, vinhos brancos, rosés e espumantes, vêm caindo no gosto do brasileiro e tornando-se a cara do verão.

Com a chegada do verão e das altas temperaturas, o consumo de espumantes aumenta em todo o país. Embora seja consumida em todas as épocas do ano, a bebida tem a cara do verão. Os espumantes podem agradar a todos os gostos, dos apreciadores da bebida mais seca (Brut, Extra Brut e Nature) até os apreciadores das bebidas mais doces (Demi-Sec e Moscatéis).

Os vinhos brancos também combinam muito com o verão, destacando os vinhos elaborados com a variedade Sauvignon Blanc, que origina um vinho leve, fresco, frutado, ideal para o verão brasileiro e a Chardonnay, que origina um vinho frutado, refrescante e que pode ser mais encorpado.

Tanto os vinhos brancos quanto os espumantes devem ser servidos a baixa temperatura. Os espumantes servidos a 8 °C e os vinhos brancos servidos a 10 °C.

Outra opção muito interessante para os dias quentes de verão são os Vinhos Rosés. O Rosé é um vinho produzido por meio da maceração de uvas tintas que permanecem menos tempo em contato com as cascas (questão de horas). Em algumas situações pode ser um intermediário entre os vinhos brancos e tintos, e para alegria de muitos, é um vinho muito fácil de ser apreciado e adorado. Por possuir uma acidez notável, tornam-se muito refrescantes, além de ter como características aromas frutados e florais, o que os tornam muito elegantes. Assim como os vinhos brancos, a temperatura de serviço para o Vinho Rosé é de 8 a 10°C.

E como ficam os amantes do vinho tinto? Para esse público há opções apropriadas ao verão. Recomendam-se os tintos jovens, leves, frutados que combinam com a estação, vinhos elaborados com a variedade Pinot Noir se enquadram perfeitamente nessas características. Além disso, esses vinhos podem ser servidos a uma temperatura em torno de 14°C.

Independente do estilo de vinho ou espumante escolhido, o importante é aproveitar ao máximo o calor e as festas de fim de ano, e de preferencia com um excelente vinho ou espumante brasileiro.

Compartilhe este conteúdo: