Português (Brasil)

Você já se perguntou quantas calorias tem um vinho?

Você já se perguntou quantas calorias tem um vinho?

Compartilhe este conteúdo:

A conta é um pouco complicada, mas é possível saber. Vejamos: uma taça de 150 ml pode ter de 100 a 300 calorias em média. Sim, essa variação é grande pois depende do tipo da bebida. Um tinto de 12% de volume de álcool deve ter aproximadamente 175 calorias. Vale lembrar que a maior parte do valor energético vem do álcool, com 7 calorias por grama. Outra grande parte é devida ao açúcar residual da uva, cerca de 4 calorias por grama. Ou seja, vinhos doces e com alto teor de alcoólico, como os Vinhos do Porto, por exemplo, são bem mais calóricos do que um branco seco de baixa graduação de álcool.

Quer um cálculo mais preciso? É preciso levar em consideração o tamanho da taça (em gramas) e multiplicar esse número pela porcentagem de álcool da bebida e depois ainda fazer isso vezes sete. Essa parte da conta revela apenas as calorias do álcool. A elas devem ser somadas as calorias dos carboidratos (açúcares), que são dadas pelo grau de açúcar multiplicado pelo tamanho da taça (em litros) vezes quatro. Descobrir o grau de açúcar de um vinho, porém, não é tarefa tão simples.

Enfim, o vinho (assim como nenhuma outra bebida alcoólica) não é de baixo teor calórico, portanto, uma garrafa tem em média 700 calorias.

 

Já que estamos falando de calorias...

Um estudo norte-americano, publicado em pela revista científica "Archives of Internal Medicine", teve cerca de 19 mil voluntárias analisadas por especialistas do hospital Brigham and Women's, filial de ensino da universidade de Harvard nos Estados Unidos. Durante os 13 anos da pesquisa, as mulheres foram ganhando peso progressivamente. No entanto, os resultados mostraram que aquelas que não consumiam bebidas alcoólicas foram as que mais engordaram. O trabalho mostrou ainda que as voluntárias que diziam beber moderadamente conseguiram manter seu peso mais estável do que as outras e, além disso, apresentavam menor risco de desenvolver obesidade - cerca de 30% menos chances do que as que se abstinham do álcool ou do que aquelas que o consumiam exageradamente.

É preciso esclarecer, entretanto, que as conclusões do estudo só são válidas quando relacionadas a quatro tipos de bebidas: cerveja, destilado, vinho branco e vinho tinto, sendo esta última a bebida que forneceu os melhores resultados entre as voluntárias.

Apesar dos resultados animadores, não é possível afirmar seguramente que o consumo de vinho emagreça. Cinthia Monteiro, professora de nutrição do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, chama a atenção para o fato de que o álcool é convertido em gordura no organismo. Portanto, quando ingerido em excesso, ele pode acumular no tecido adiposo, aumentando o peso.

 

Autor

Douglas André Wurz.

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Produção Vegetal. Sommelier Internacional FISAR e Level 01 WSET, atualmente é docente de Fruticultura do IFSC, Campus Canoinhas, apresentando grande experiência na área da viticultura, enologia e análise sensorial de vinhos

Compartilhe este conteúdo: