Português (Brasil)

Prefeitura de Mafra dá início aos trabalhos do plano de desenvolvimento do turismo

Prefeitura de Mafra dá início aos trabalhos do plano de desenvolvimento do turismo

Compartilhe este conteúdo:

Na noite de quinta-feira, 20, na Amplanorte, a Prefeitura de Mafra e o SEBRAE/SC realizaram o evento de lançamento dos trabalhos do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS).

A mesa de autoridades foi composta pela diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cidadania, Eliane Villa Lobos Strapasson, representando no ato o prefeito Wellington Bielecki e o secretário da pasta Marco Antonio Neidorf; pelo presidente da Câmara de Vereadores de Mafra, Eder Gielgen; pela presidente do Conselho Municipal de Turismo, Simone de Lucca; pelo coordenador técnico da Gerência Regional Norte do SEBRAE/SC, Luiz Carlos da Silva; e pelo consultor técnico do SEBRAE/SC, Carlos Capellini. O evento contou ainda com a presença de demais autoridades, entre vereadores, representantes da Polícia Militar, dos grupos étnicos, de propriedades rurais e do Cenpaleo/UnC.

 

Objetivos

A diretora Eliane Villa Lobos Strapasson destacou em sua fala a importância do plano para o município, criando diretrizes para o desenvolvimento turístico de Mafra. “Nossa cidade tem uma forte vocação para o turismo rural, científico e cultural, com toda a sua diversidade étnica, mas se faz necessário capacitar o setor para se tornar competitivo e gerador de renda”, declarou. A promoção do turismo, de forma integrada, também foi valorizada nas falas de Eder Gielgen e Luiz Carlos da Silva. Por fim, Carlos Capellini fez uma apresentação de como será elaborado o plano, suas etapas e os seus objetivos. Destacou que por meio do PDITS, o município, Conselho Municipal de Turismos e demais atores envolvidos com o desenvolvimento da atividade turística na cidade poderão compreender o processo de desenvolvimento planejado pelo turismo para os próximos anos, contando inclusive com uma ferramenta de gestão para a implementação e monitoramento do plano. Destacou ainda que, com o plano, Mafra poderá ter acesso a linhas de financiamento de fontes oficiais.

 

Desenvolvimento sustentável

O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável será elaborado pelo SEBRAE/SC e foi contratado por meio do processo licitatório nº 578/2019, modalidade Dispensa por Justificativa nº 025/2019. A Prefeitura de Mafra enxerga no plano uma ferramenta para planejar e estruturar o desenvolvimento da economia de turismo de uma forma continuada, valorizando a integração entre todos os setores que se envolvem direta e indiretamente com o turismo, sempre de uma forma sustentável – o que hoje se configura um diferencial na escolha, por parte dos turistas, de seus próximos destinos.

Compartilhe este conteúdo: