Português (Brasil)

Entrevista: confira como manter uma alimentação saudável

Entrevista: confira como manter uma alimentação saudável

Compartilhe este conteúdo:

Por Carla Taíssa

Com o dia a dia cada vez mais corrido e tantas publicidades de comida fica difícil resistir a uma guloseima. Porém, cuidar da alimentação é parte fundamental para manter a saúde, ter um bom rendimento nas atividades diárias, no trabalho e nos esportes.

Por isso, o Diário de Riomafra conversa com a nutricionista Lais Fernanda Sudol (CRN 10 – 7144) que dá dicas de como manter refeições saudáveis:

 

1 -Com um ritmo de vida cada vez mais acelerado, quais são as principais formas de conseguir manter uma dieta equilibrada?

Não tem outra saída, é necessário organizar as refeições com antecedência! Fazer o cardápio das principais refeições de 1 semana, tirar um dia para ir ao mercado e preparar refeições, deixar frutas e verduras já higienizadas. Deixar congeladas algumas preparações também é uma ótima opção. A princípio pode parecer trabalhoso, mas com certeza é mais barato e saudável do que comer fora de casa ou fazer escolhas impulsivas por falta de planejamento. E não esquecer de tomar água!

2-E quais alimentos e substâncias que devem ser evitados?

Evitar os alimentos muito processados e industrializados, exemplo: refrigerantes, salgadinhos, embutidos, temperos prontos. Tem uma frase famosa que diz: "não coma nada do que tua vó não reconheceria como comida". E é isso mesmo: descascar mais e desembalar menos, porque quanto mais natural, melhor. Os industrializados estão cheios de substâncias estranhas para o nosso corpo, com certeza é melhor evitar e ficar com o que é mais natural.

3-Quando estamos em viagens, onde se come muito em restaurantes e lanchonetes, qual a melhor dica para manter uma alimentação saudável?

Uma boa dica é levar numa bolsa térmica sanduíche, ovo cozido, snacks saudáveis, frutas e muita água. Não tenha vergonha de marmitar. Em restaurantes e lanchonetes prefira alimentos frescos, saladas, frutas, opções assadas. No buffet, antes de começar a se servir, olhe todas as preparações antes para fazer boas escolhas e não exagerar na quantidade. E mesmo fora de casa, manter o consumo de água adequado, uma média de 2 litros por dia.

4-E para os jovens, a má alimentação oferece muitos riscos? Quais os principais?

Sim. São muitos riscos, por isso, principalmente as crianças precisam de atenção especial. Comer mal pode prejudicar no crescimento, levar a obesidade o que acarreta outras doenças relacionas (diabetes, dislipidemias, hipertensão). Na infância e na adolescência o excesso de peso pode acarretar dificuldades de socialização, complicações ortopédicas, alterações posturais, assim como risco de causar as principais doenças crônicas como o diabetes, hipertensão, dislipidemia e, ainda prosseguir na vida adulta aumentando a probabilidade de mortalidade. A má alimentação também pode prejudicar no aprendizado pela falta de atenção e falta de disposição. Por isso, principalmente até os dois anos, o ideal é não oferecer açúcar para crianças e sempre oferecer frutas e saladas.

5 - E o que deve ser consumido para evitar esses males?

Uma alimentação variada e com comida de verdade: arroz, feijão, carnes, ovos, verduras, legumes, frutas e, é claro, evitar ao máximo industrializados. Feijão e arroz, que é o prato básico do brasileiro é a melhor combinação. Para crianças e adolescentes, sempre ofereça frutas e saladas, eles precisam ver essas opções disponíveis para que comecem a criar o hábito de comê-las.

 6-Quais são os cuidados que devem ser tomados para quem deseja reeducar a alimentação e ter qualidade de vida?

Cuidar com os falsos saudáveis, alguns alimentos que são vendidos como saudáveis e são ricos em açúcar, gorduras e aditivos químicos. Importante sempre ler os rótulos dos alimentos, os ingredientes são colocados nos rótulos por ordem de maior quantidade, então evitar os alimentos em que os primeiros ingredientes são: açúcar, gordura, gordura vegetal hidrogenada, xarope de glicose, xarope de frutose. Exemplo: ao comprar o pão integral ou outros alimentos integrais, escolher o que na lista de ingredientes o primeiro for a farinha integral.

 7-Que recado você gostaria de deixar para os nossos leitores?

Uma boa alimentação é a base para ter saúde e qualidade de vida, evitar alimentos industrializados e evitar dietas restritivas. Experimentar alimentos que você acha que não gosta, pelo menos 8 vezes, preparado de maneiras diferentes. Por exemplo: você acha que não gosta de abobrinha (porque experimentou uma vez ou de preparado de uma forma que você não gostava). Tente de outras maneiras! Sempre preferir uma dieta equilibrada, em caso de dúvida procure um nutricionista que é o único profissional capacitado para lhe ajudar e é quem pode prescrever dieta. Ele vai calcular um plano alimentar de acordo com seu objetivo, rotina e necessidades!

Compartilhe este conteúdo: