Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Veja como a oratória pode ajudar na vida profissional
Comunicar-se bem é indispensável para qualquer carreira profissional. Mesmo para aqueles que trabalham em setores não responsáveis pela comunicação e apresentação da empresa, ter uma boa expressão é uma ótima tática para desempenhar seu papel e obter benefícios para crescer profissionalmente. Por isso entrevistamos a oradora, psicóloga e professora Loriane Heide, que dá dicas de oratória:
1 - O que fazer quando se tem medo de falar em público?
O primeiro passo é entender que o medo não precisa ser incapacitante, ou seja, senti-lo não precisa te bloquear, apenas te deixar mais atento a buscar maneiras de superá-lo como: fazendo cursos de oratória, lendo sobre o assunto, buscando informações e principalmente tentando enfrentá-lo.
Alguns estudiosos autores dizem que o Medo de Falar em Público se dá justamente pela falta do hábito de falar em público, ou seja, quanto mais você enfrentá-lo e falar em público, menos medo você sentirá.
2 - Como uma pessoa tímida pode fazer para melhorar sua performance e imagem ao falar em público em reuniões, ou para uma equipe de trabalho, apresentações?
Para que possamos nos sentir mais seguros e assim menos tímidos durante qualquer apresentação devemos inicialmente buscar saber o máximo que pudermos sobre o assunto a ser discutido, isso lhe dará um ótimo suporte de informações para expor, argumentar e contra-argumentar, tanto de maneira individual como em grupo.
Buscar leituras, cursos, vídeos e outros tipos de informações a respeito da oratória, além de ouvir experiências positivas de outras pessoas pode ser benéfico para trabalhar a timidez.
E com toda certeza o treino, você pode começar sozinho, treinando suas apresentações em frente a um espelho, pode em seguida filmar suas apresentações e depois assistí-las a fim de observar os pontos fortes e os pontos a serem melhorados, apresentar para pessoas de seu convívio e por fim para o público que receberá a informação.
3 - E para quem ainda está entrando no mercado de trabalho, como a oratória pode ajudar candidatos na entrevista de emprego? Que cuidados devemos ter com postura e expressões?
A nossa comunicação não é apenas composta do que falamos, mas também no que demonstramos por meio das nossas expressões não verbais (expressões corporais, gestos, postura, etc.).
Frente a uma entrevista de emprego, saber comunicar-se de maneira verbal e não verbal adequadamente com toda certeza pode ser o diferencial que poderá fazê-lo ser escolhido para uma vaga, bem como pode aumentar suas chances de manter-se nela.
4 - O que devemos evitar ao falar em público? Quais os maiores erros?
Podemos listar aqui uma quantidade de pequenos erros cometidos durantes as apresentações que podem ser facilmente transformados, com dedicação e empenho:
-Falar sem fazer contato visual com público: isso diminui e por vezes quebra totalmente o vínculo entre a platéia e o orador;
-Começar pedindo desculpas: isso pode tirar a credibilidade do orador, substitua as desculpas por agradecimentos;
-Falar difícil: ao falar em público lembre-se de manter um discurso claro, dinâmico e assertivo, falar difícil pode inclusive atrapalha-lo;
-Vícios de Linguagem: como o “né, é, tipo... “empobrecem sua apresentação;
-Falar de maneira automática e mecânica: pode fazer com que o público entenda que você não domina o conteúdo;
-Vícios de pausa: são os momentos em que preenchemos as pausas com palavras como o “é, á”, pausas (silêncios)de até três segundo são inclusive recomendados durante a apresentação para que os ouvintes processem as informações recebidas.
5 - Qual dica final você gostaria de deixar para quem está lendo a entrevista?
Comunicar-se com clareza e assertiva vai ajudá-lo não somente no trabalho ou nos estudos, mas também, poderá ajudá-lo a melhorar suas relações sociais em geral, bem como seus relacionamentos, por isso invista em conhecimentos e experiências relacionadas a oratória, você irá desenvolver-se em várias áreas de sua vida.