Português (Brasil)

Você sabia que o vinho te faz respirar melhor?

Compartilhe este conteúdo:

Há poucos estudos que fazem a ligação entre o consumo de álcool e a saúde pulmonar. No entanto, pesquisas da Suécia focaram nesse campo e seus resultados sugerem que o consumo moderado de álcool pode diminuir o risco de doença pulmonar nos homens.

A pesquisa, conduzida por uma equipe do Instituto Karolinska da Suécia e da Universidade de West of England, Bristol, envolveu mais de 44.000 homens com idades entre 45 e 79 anos desde 1998, até o momento em que foram diagnosticados com DPOC ou até o final de 2014. O estudo levou em consideração a saúde, idade, peso, índice de massa corporal, escolaridade, classe econômica e vários outros fatores.

A idade média foi de 60 anos. Desses, 24,4% eram fumantes, 38,5% eram ex-fumantes e 35,8% nunca fumaram. Também foi perguntado quanto bebiam por semana. Os pesquisadores definiram uma dose padrão como 12 gramas de etanol, aproximadamente 150 ml de vinho.

Os bebedores moderados tiveram uma menor incidência de DPOC do que os abstêmios e os bebedores pesados. Os indivíduos que não consumiram álcool tiveram incidência 21% maior da doença do que aqueles que bebiam moderadamente, ou seja, cerca de 7 a 14 doses por semana. Bebedores pesados (que consomem mais de 20 doses por semana) tiveram incidência 34% maior do que bebedores moderados.

 

Vinho no espaço?

Com um vinho envelhece no espaço? Pois no dia 2 de novembro a nave espacial Cygnus decolou de uma plataforma de lançamento da NASA na Virgínia com 12 garrafas de vinho de Bordeaux. Elas ficarão na Estação Espacial Internacional para que os pesquisadores possam ver como condições extremas afetam o envelhecimento.

Os cientistas esperam estudar como a radiação no espaço afeta o processo. O estudo faz parte de um projeto que envolve várias universidades, incluindo o instituto de vinhos da Universidade de Bordeaux, e é liderado por uma empresa chamada Space Cargo Unlimited.

Os vinhos de Bordeaux serão armazenados a 18ºC por um ano antes de retornarem à Terra, quando serão então comparados com uma amostra de controle mantida na mesma temperatura. Os rótulos embarcados não foram revelados.

De acordo com a NASA, os vinhos serão armazenados em um “Sistema Microbiológico Complexo” - ou CommuBioS. Os cientistas querem ver como a radiação e a microgravidade afetavam os componentes, como polifenóis, cristais e taninos. Isso poderia oferecer pistas sobre como melhorar o armazenamento de longo prazo de alimentos e bebidas no espaço e também como o setor agrícola na Terra pode se adaptar às mudanças climáticas.

Esta não é a primeira vez que um vinho é enviado ao espaço. O Château Lynch-Bages teve sua safra de 1975 lançada a bordo do ônibus espacial NASA, em 1985, e a garrafa só retornou à Terra em 2015.

 

Autor

Douglas André Wurz.

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Produção Vegetal. Sommelier Internacional FISAR e Level 01 WSET, atualmente é docente de Fruticultura do IFSC, Campus Canoinhas, apresentando grande experiência na área da viticultura, enologia e análise sensorial de vinhos

Compartilhe este conteúdo: