Português (Brasil)

Whatsapp clonado: saiba como não ser vítima desse golpe

Whatsapp clonado: saiba como não ser vítima desse golpe

Compartilhe este conteúdo:

WhatsApp clonado envolve desde a verificação de atividades na conta até o número de sessões ativas recentemente. Embora, não dê efetivamente para clonar o WhatsApp, outra pessoa pode conseguir acesso à conta e fazer login sem autorização.

A princípio, o WhatApp não funciona em dois celulares ao mesmo tempo. Mas, é possível acessá-lo pela versão web, uma vez que alguém tenha obtido acesso ao código QR. Então, se alguém conseguiu acesso e autenticou a conta em outro aparelho, em seguida chegará um aviso de que o seu número está sendo usado em outro lugar.

A mensagem pede para verificar o aparelho. E, ao tocar em Confirmar e autenticar novamente o número, a conta deve ser ativa novamente no smartphone. Só resta saber o porquê de ter acontecido. Assim, pode ser que o número tenha sido clonado ou a conta recebeu um código de seis dígitos que o usuário não pediu.

Para evitar problemas, é recomendado que:

  • Ative a verificação em duas etapas de seu WhatsApp, que dará segurança extra ao aplicativo;
  • Evite utilizar conexões Wi-Fi desconhecidas e públicas;
  • Não instale aplicativos de fontes desconhecidas (que não sejam a Google Play Store ou App Store, por exemplo);
  • Caso você tenha um iPhone, impeça a clonagem de seu WhatsApp através do uso do Touch ID. Para modelos acima do iPhone 8 Plus, o recurso é de reconhecimento facial;
  • Mantenha seu smartphone sempre por perto;
  • Bloqueie seu WhatsApp através de um aplicativo especializado.

Atividades estranhas são diferentes de whatsapp clonado

Pode ser que haja atividades estranhas na conta do WhatsApp. Seja em uma mensagem que não enviou, um áudio que não ouviu mas está marcado como visto ou uma mensagem que já visualizou porém não chegou notificação.

Apesar de alguns desses sinais indicarem alguma falha pontual no aplicativo, o comportamento repetitivo pode significar que alguém está lendo mensagens de outro lugar. A hipótese mais comum é de que o WhatsApp Web está sendo usado em outro computador.

WhatsApp Web só serve para espelhar o conteúdo do aplicativo, enquanto estiver conectado à internet. Assim, o WhatsApp vai continuar replicando mensagens onde a versão web estiver conectada. Para ver onde o WhatsApp Web está conectado, entre em Configurações > WhatsApp Web.

Por segurança, é recomendado clicar em Sair de todos os computadores, pelo menos uma vez no mês, para garantir que alguém com acesso ao computador ou navegador não esteja bisbilhotando conversas sem autorização ou mesmo conhecimento.

Ademais, uma dica para não ter o “WhatsApp clonado” em outro dispositivo sem autorização e se proteger de possíveis problemas, é ativar a verificação de duas etapas. Dessa forma, define-se um PIN de 6 dígitos que precisa ser digitado toda vez que o login for feito.

E, caso haja a suspeita de que a conta do WhatsApp esteja clonada, é só enviar um e-mail para support@whatsapp.com solicitando que a conta seja excluída. Se ela não for acessada nos próximos 30 dias, será desativada automaticamente.

Fonte: Dialogado

Compartilhe este conteúdo: