Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Projeto de equoterapia melhora qualidade de vida de crianças, jovens e adultos, em Mafra
O ritmo das cavalgadas traz uma sensação de alívio e bem estar para crianças, jovens e adultos mafrenses que praticam a equoterapia no Recanto Machado. Entre os benefícios obtidos, estão a melhora da força, equilíbrio, coordenação motora e desenvolvimento. Esses resultados já mudaram a vida de muitos praticantes em Mafra.
E tudo começou com o amor dos irmãos Machado pelos cavalos. “Começamos a cavalgar desde pequenos”, conta Daiane Munhoz Machado. “Foi durante um curso de doma que meu irmão teve o primeiro contato com equoterapia, em São Paulo, na Universidade do Cavalo. Eles tinham uma parceria muito bonita com um lar para pessoas especiais”, lembra. “Isso nos chamou atenção porque temos uma tia especial e a gente percebia como ela gostava do contato com os cavalos. Então nos apaixonamos pela ideia e corremos atrás de informações e treinamento para implantar o projeto aqui em Mafra”, explica Daiane.
Ela conta que no início não havia profissionais especializados na cidade, então os irmãos procuraram instituições de outras cidades para treinamento e contaram com parceria de profissionais da saúde de uma equipe de Joinville (psicóloga, fisioterapeuta e guia). Mas, atualmente o projeto cresceu e conta com uma equipe própria de saúde. “Hoje temos duas fisioterapeutas e uma psicóloga em nossa equipe, e minha irmã fez o curso de equitação voltada especificamente para a equoterapia, na ANDE (Associação Nacional de Equoterapia)” conta Daiane.
E o Recanto Machado trabalha ainda em uma parceria com o Lar da Georgete, de Mafra, há quatro anos. “Nós começamos custeando todo o tratamento, e hoje em dia temos empresas que são madrinhas dos alunos e custeiam a mensalidade. A gente sempre deixa o convite para que mais padrinhos sejam parceiros nesse projeto”, conta.
Melhora na qualidade de vida
Daiane Machado conta que são inúmeros os benefícios para os praticantes da equoterapia. “É um leque enorme de casos que podem ser tratados, não só pessoas com deficiência como muitos acham” explica. Entre os benefícios obtidos estão a melhora da força, equilíbrio, coordenação motora e desenvolvimento. E esses resultados fazem a diferença na vida dos praticantes.
“Você pode tratar traumas, melhorar problemas de relacionamento e introspecção, crianças com TDAH, melhora dificuldades de aprendizado, dificuldades comportamentais, pessoas melhoram a parte motora, são muitos os benefícios que já testemunhamos em quem frequenta o Recanto. É muito gratificante ver esse feedback positivo” conta Daiane.
E esses resultados significativos aparecem porque a equoterapia é um tipo de terapia realizada com cavalos que estimula o desenvolvimento da mente e do corpo. Através da cavalgada, o paciente realiza uma série de movimentos em sequência que simulam a marcha humana e proporciona ajustes na postura. Segundo especialistas, em apenas 30 minutos de cavalgada, ocorrem cerca de 2 mil contrações musculares. Por isso este tipo de terapia é recomendada para pessoas que crianças que possuam algum tipo de deficiência.
Daiane lembra de um caso de sucesso que passou pelo Recanto e teve ganhos em seu tratamento. “Tivemos um praticante que era diagnosticado, na época, com grau de autismo, e tinha retardo cognitivo. Ele não falava aos 8 anos, só gesticulava, e os médicos já haviam dito a família que ele não desenvolveria a fala. Mas com a equoterapia ele teve um desenvolvimento enorme! Acompanhamos ele falar as primeiras palavras e depois frases, hoje ele é bem falante, claro com certo grau de dificuldade, mas foi um ganho enorme que nos deixou muito contentes por ver essa evolução” conta.
Benefícios para todos
São muitas as histórias de tratamentos bem sucedidos com a equoterapia, porém Daiane lembra que não é um tratamento exclusivo só para quem tem algum grau de deficiência. “Temos que começar a olhar com outros olhos a equoterapia e com menos preconceito” lembra.
“É um tipo de tratamento que traz mais qualidade de vida para todos. É uma questão de bem estar, podemos trabalhar questões tanto motoras quanto emocionais, e os benefícios não são exclusivos para quem tem deficiência. Se você tem uma depressão leve ou profunda ajuda, quem precisa se recuperar de um AVC, ou até para pessoas muito introspectivas, o contato com os animais é benéfico para todos e estamos de portas abertas para receber quem tiver interesse” explica.
Conheça mais sobre o Recanto
Além da equoterapia o Recanto Machado também desenvolve outras atividades como aula de equitação, treinamentos em geral, doma, hospedagem de cavalos, assim como cavalgadas e eventos equestres. “Estamos abertos a qualquer interessado. Podem nos contatar pelas redes sociais, telefone ou via WhatsApp e agendar um horário e orçamento das atividades” explica Daiana.
Ao todo a propriedade conta com 33 hectares. O Recanto tem, ao todo, 60 alunos (sendo 23 da equoterapia). Além de ter 60 cavalos (15 animais próprios do Recanto para os alunos e ou outros dos clientes de hospedagem).
Daiane é proprietária do Recanto junto com seus irmãos. E eles também se destacam como esportistas e a principal modalidade que eles praticam é a competição de Três Tambores. A família é destaque no Brasil e coleciona prêmios. “Meu irmão, o Joel, é campeão brasileiro na modalidade e representou o Brasil em uma competição na China, ano passado. Também temos títulos catarinense, nacional e pan-americano” conta Daiane.
Traga os benefícios do esporte para a sua vida
Para quem deseja conhecer mais sobre a equoterapia, equitação ou a prática esportiva, pode entrar em contato com o Recanto Machado pelas redes sociais (www.facebook.com/recantomachadomafra/ ou www.instagram.com/recantomachado) ou ainda via telefone (47) 3643-5106 e WhatsApp (47)9 9251-9256.
E o Recanto também aceita o contato de empresas ou pessoas interessadas em serem padrinhos dos praticantes da equoterapia.
“É o trabalho mais gratificante e bonito, sou apaixonada pelo que faço. Não tem preço ver o reconhecimento dos praticantes, da família, ver os feedbacks positivos da evolução dos praticantes. E estamos de portas abertas para mudar a vida de mais pessoas” finaliza Daiane.