Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Ser empresário em tempos de pandemia
Vivemos em tempos difíceis em todos os cenários: economia, educação, corrupção, saúde.
A insegurança que já vinha acompanhando o empresário brasileiro nos últimos anos pela economia, pode se agravar com a situação de emergência decretada no Estado de Santa Catarina e demais Estados brasileiros, devido à propagação do coronavírus.
O decreto 515 publicado pelo Estado de Santa Catarina no último dia 17 (dezessete) de março deixou muitas pessoas em pânico, por estabelecer o fechamento de muitas instituições públicas e privadas, as escolas e as universidades por exemplo deverão permanecer fechadas por 30 (trinta) dias. As empresas pelo período inicial de 7 (sete) dias.
Entende-se que o comércio e demais empresas vão sofrer tanto no desenvolvimento das suas atividades, como financeiramente. No entanto, a prevenção ainda é o melhor remédio.
Estamos tendo a oportunidade de prevenir, uma vez que, a negligência de alguns países europeus elevaram a pandemia a número assustadores.
A realidade é que nenhum país esta preparado para lidar com tamanho velocidade de contágio, as unidades de tratamentos intensivos (UTI), são as últimas trincheiras, postos esses já quase sempre saturados.
O empresário brasileiro como todos os demais precisam entender que estão sendo ações preventivas e não há motivos para pânico.
Outro fator muito é a informação e comunicação correta.
Existem muitas “fake news”, sendo que devemos nos basear em documentos e publicações oficiais.
Além disso, desenvolver o hábito de ler esses documentos é interpretá-los. Uma dose de bom senso não faz mal a ninguém.
Hoje todas essas medidas que parecem exageradas, poderão ser consideradas poucas se o coronavírus se espalhar. Tempos difíceis exigem medidas difíceis.
Ainda assim, é necessário afirmar que a saúde está em primeiro lugar, sem esta NADA é possível. Para todo o resto, há solução.
Que Deus nos acompanhe, que as pessoas tenham bom senso e que toda essa situação passe logo!
Autora
Daiana é formada em Administração e Ciências Contábeis pela UnC Mafra, tem especialização em Contabilidade Gerencial e Financeira, além de ser professora do curso de Ciências Contábeis na UnC campus Mafra. Ela também é sócia na Alfa Serviços de Contabilidade e tem experiência de 9 anos com consultoria empresarial, imposto de renda pessoa física, contabilidade gerencial, societária, contabilidade aplicada ao agronegócio, recrutamento e seleção de pessoas.