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Volta ao trabalho de forma segura. Você realmente sabe se proteger contra COVID-19?

Volta ao trabalho de forma segura. Você realmente sabe se proteger contra COVID-19?

Data de Publicação: 14 de abril de 2020 08:15:00

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Após a abertura do comércio de rua, hotéis e pousadas no estado de Santa Catarina, o aumento da chance de contaminação pelo novo coronavírus tem gerado muita preocupação na maioria das pessoas. Para que não isso não ocorra, é importante tomar os cuidados necessários. Nesta matéria foi descrito os cuidados que os funcionários, proprietários de estabelecimento, os próprios estabelecimentos e até mesmo o que deve ser feito ao chegar em casa, devem realizar para que a preocupação não permaneça assombrando as pessoas.

Primeiramente, estimule o auto cuidado perante a saúde física, mental, bem como a saúde social e institucional. O seu corpo reage a maneira como você pensa, se você optar em ser uma contribuição é preciso cuidar de si.

 

Funcionários:

- Prendam o cabelo e evite usar acessórios como brincos e anéis;

- Use máscara (tecido), deixar máscaras cirúrgicas para profissionais de saúde;

- Evite levar muitos objetos na bolsa, dê preferência as sacolas descartáveis;

- Ao chegar ao trabalho procure deixar os ambientes ventilados;

- Mantenha o ar condicionado no modo ventilação e deixa as janelas sempre abertas;

- Higienize sua mesa, bancadas, computadores, maçanetas, corrimões, constantemente;

 - Ao tossir ou espirrar não utilize as mãos, use etiqueta respiratória e higienização das mãos;

- Lave suas mãos constantemente com água e sabão;

- Usar álcool gel;

- Evite tocar o rosto, olhos e nariz;

 - Pratique distanciamento social: 1,5m fundamental.

 

Proprietários do estabelecimento:

- Os funcionários devem ser orientados a higienizar com álcool gel as mãos após a manipulação de alimentos, dinheiro, e ou ao usar em banheiros e auxiliarem clientes;

- Os funcionários devem evitar conversas longas muito próximos uns dos outros;

- Os funcionários que tenham sintomas gripais devem ser afastados do seu posto de atendimento e solicitar que a pessoa entre em contato com a Sala de Informações COVID-19 para orientações de conduta de saúde;

- Orientar que os entregadores de mercadorias não entrem em local de manipulação de alimentos.

 

Quando voltar para casa:

- Não toque em nada antes de se higienizar;

- Tire sapatos antes de entrar em casa, tire a roupa e separe-a em uma sacola plástica;

- Deixe chaves e bolsas na entrada de sua casa;

- Tome banho na sequencia se não puder lave bem todas as áreas expostas;

- Limpe seus óculos com sabão e água ou álcool;

- Limpe as embalagens que trouxe de fora antes de guardá-las, incluindo seu celular;

 - Qualquer sintoma de gripe ligue para central de informações COVID-19;

- Compartilhe essas informações com seus colegas de trabalho.

 

Estabelecimentos:

- Demarcações nos pisos com a distância de 1,5 m entre cada pessoa em todas as filas (caixa, padaria, açougue, externas, verduras) seguido de orientação;

- Profissional para entrega e recebimento de “comandas”;

- Disponibilizar em pontos estratégicos dispensadores com álcool 70%;

- Profissional para passar álcool nas mãos de todas as pessoas na chegada e saída;

- Sugerir não entrar em grupo/família...apenas um por família!

- Atenção: idosos, crianças, gestantes, portadores de doenças crônicas...

- Pensar antes de pegar objetos

- Profissional para higienização de todos os carrinhos e cestinhas;

- Placas de carrinhos e cestas higienizadas;

- Ofertar produtos já embalados para não haver aglomeração de pessoas em filas;

- Manter os ambientes ventilados e arejados inclusive refeitório de funcionários e os aparelhos de ar condicionado no modo ventilação;

- Distanciamento vitrines, balcão bancos e lotéricas (barreira);

- Atenção canetas e maçanetas!!!!

- Limpeza e higienização locais de apoio a cada atendimento (maquinhas cartão, caixa, balcões, maçanetas, balanças);

- Áudios orientativos e mídias do mercado;

- Ampla divulgação dos Serviços domiciliares;

- Desestimular fluxo nas ruas para obter informações;

- Providenciar cartazes com orientações de higiene e de comportamento dentro dos estabelecimentos.

 

Autora

Gabriela Ferreira é farmacêutica, doutora em Ciências da Saúde, pós-doutora em Engenharia e Ciência dos Materiais e pós-doutora em Farmacologia. Atualmente é pesquisador convidado do Instituto Ânima, professora presencial e online da Sociedade Educacional de Santa Catarina (UniSociesc) e Grupo Ânima, respectivamente. Coordenadora do curso de Biomedicina da UniSociesc de São Bento do Sul/SC. Tem experiência na área de Bioquímica, Farmacologia e Biomateriais.

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