Português (Brasil)

Dia Mundial da Arte: Entrevista com Helinton Andruchechen (TON)

Dia Mundial da Arte: Entrevista com Helinton Andruchechen (TON)

Data de Publicação: 15 de abril de 2020 16:38:00

Compartilhe este conteúdo:

 

Por Carla Taíssa

Hoje (15) se comemora o Dia Mundial da Arte e do Desenhista. A data é uma homenagem ao grande gênio Leonardo da Vinci, que nasceu no dia 15 de abril de 1452. Por isso, o Diário Entrevista de hoje conversa com o artista e empreendedor local Helinton Andruchechen, também conhecido por TON, para saber mais sobre sua trajetória, visão de mercado e como é viver de arte.

 

1 – Como iniciou sua carreira? Como começou sua paixão pelas artes?

Tudo começou desde pequeno, sempre fui apaixonado por desenho, ilustração e pintura, vivia “pintando o 7” em casa e na escola, roubando tintas de tecido da mãe pra desenhar em camisetas, parede, quadros, assim surgiram os primeiros rabiscos! Na escola fui aprimorando algumas coisas nas aulas de educação artística, com dicas de bons e queridos professores! Depois comecei a participar de concursos, exposições, foram surgindo alguns trabalhos na área, no qual eu comecei aos poucos a faturar financeiramente, e desde então fui estudando mais e mais e me aprimorando! Sempre fui muito curioso nesse mundo das artes, queria saber de tudo um pouco, não só na área de desenho, mas também de design, fotografia, música, vídeos, tecnologia, pesquisava muita coisa na internet, fuçava tudo que podia, observava o trabalho de outros artistas, me inspirando neles, até que me encontrei no mundo do design onde comecei a desenhar pra marcas de roupas, depois empreender e criar as minhas próprias marcas.

 

2 – Quais são suas principais influências?

Gosto muito do surrealismo em especial, mas confesso que é difícil citar nomes, têm muitos artistas que são incríveis e que me influenciam de alguma forma, não só pelo trabalho, mas pelas pessoas que são, forma que pensam, formam que levam a vida, e eles vêm dos mais variados cantos: da pintura, desenho, fotografia, outros da música (blues, rock), literatura, tecnologia, outros do esporte (surf, skate) e todos me influenciam de alguma forma na hora de criar meus trabalhos.

 

3 – Podemos ver o seu trabalho exposto em quadros, como por exemplo os que estão na Pizzaria Zaz, assim como, também podemos ver sua arte em forma digital, como em algumas logos de escritórios locais. Você prefere trabalho manual, digital, ou os dois?

Foi uma grande satisfação criar pra Zaz e escritórios locais, e eu prefiro os dois porque um complementa o outro, aquilo que você faz manualmente você pode transformar numa arte digital e vice versa! E como vivemos uma era digital é interessante entender dessa área, principalmente pra se conectar com o mundo e expandir horizontes.

4 – Nesta quarta-feira (15) comemoramos o Dia Mundial da Arte, na sua opinião, quais são as habilidades fundamentais para o artista na cena atual?

Acho que o que torna um artista hábil em algo é o estudo e a prática seja em qualquer cena, quanto mais ela estuda, se aprofunda naquilo que gosta e depois prática repetindo várias e várias vezes, com certeza o tornará hábil, evoluindo cada vez mais no seu trabalho! Tem um ditado que gosto muito de usar, que foi dito por uma querida professora que tive, é algo mais ou menos assim: ''Dizem que a vida é para quem sabe viver, mas ninguém nasce pronto! A vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender!'' Então resumindo é isso, o estudo, a prática, o conhecimento que você adquiri "no caminho", mais tarde te tornará hábil em tudo que você quiser fazer! 

 

5 – Em sua carreira, qual trabalho foi o mais marcante? Por quê?

É difícil citar o mais marcante, porque na verdade, todos que fazemos nos marcam de algum forma, seja pra pessoa querida que você criou, pela satisfação da pessoa que teve seu trabalho, por aquilo que você viveu fazendo tal coisa, pra onde aquele trabalho foi parar, onde está exposto, efeito que ele causa nos outros, então todos marcam de alguma forma! E é gratificante quando a gente vê o trabalho espalhado por aí, saber que você criou um logotipo pra um super estúdio de arquitetura que fica ali perto da sua casa, ou que você fez uma marca pra uma empresa do outro lado do mundo, saber que aquela estampa que está na camiseta da galera da balada foi criada por você, a tatuagem de um amigo teve participação sua, a fotografia que a gatinha adora com seu sorriso bonito tirado no pôr do sol foi tirada por você, ou quando você senta pra comer uma pizza e lembra daqueles quadros que desenhou, pintou e entregou com a tinta fresca pra inauguração, com certeza todos são marcantes!

 

6 -  Qual ou quais projetos você está trabalhando nesse momento?

Atualmente estou trabalhando em alguns cursos online pra compartilhar um pouco do que aprendi, acho que, sempre temos que trabalhar prol de algo que é bom para os outros, seja ajudando de alguma forma ou ensinando algo. Já são 13 cursos lançados na área de design e criação, desde estampas pra camisetas, pintura digital, ilustração, criação de marcas e logotipos, fotografia, edição de fotos e imagens, videoclipes, entre outros! Todos a um preço super acessível, com desconto de 75% ou mais pra quem entrar em contato diretamente comigo e pedir um cupom! Nessa quarentena estou trabalhando num novo curso.

 

7 – Qual a mensagem você gostaria de deixar para os amantes de arte e todo o público que está lendo esta entrevista?

Trabalhe sempre naquilo que você gosta e trabalhe bastante, foque em produzir cada vez mais e mais, faça de cada "não" uma escada pra subir sempre mais alto e nunca pare, todo bom trabalho sempre tem uma boa recompensa! Grandes oportunidades se escondem em coisas que ninguém quer fazer e você só descobre isso se tentar fazer! E pra encerrar uma frase que me inspiro muito do Walt Disney - "Se você pode sonhar, você pode fazer!" 

 

Site: www.helinton.com

Compartilhe este conteúdo: