Português (Brasil)

Confira como fortalecer as unhas fracas

Confira como fortalecer as unhas fracas

Compartilhe este conteúdo:

São muitos os fatores que podem nos levar a ter unhas fracas e quebradiças. Desde a má alimentação ao uso de produtos químicos, passando até mesmo por problemas genéticos, múltiplas razões podem ter influência. Porém, será que há como fortalecer unhas fracas?

A resposta é sim! Felizmente é possível. No entanto, antes de tudo é preciso compreender algumas razões pelas quais isso ocorre. Sabendo quais deficiências corrigir, é possível que a condição melhore. E, claro, ao perceber qualquer sintoma relacionado às unhas fracas, nós recomendamos que você procure auxílio médico, pois as dicas não substituem a avaliação de um profissional de saúde, ok? 

Quais fatores podem causar unhas fracas e quebradiças?

São muitas as possibilidades. Uma delas está ligada ao uso de produtos de limpeza. O uso constante de alguns deles pode ressecar a região próxima às unhas, deixando-as mais frágeis. Acrescente ainda a essa lista o uso frequente de acetona para remoção de esmaltes.

A má alimentação é outra característica daqueles que têm unhas quebradiças. Deficiências nutricionais em ferro, zinco, vitamina D, selênio e vitamina B, por exemplo, podem ser responsáveis por tornar as unhas mais fracas. Não é por acaso que pacientes com quadros de anemia estão entre os mais propensos a apresentarem esses sintomas. Em um quadro de anemia, a falta de ferro resulta na diminuição da quantidade de hemoglobina circulante, diminuindo também a quantidade de oxigênio transportada para os tecidos. 

O estresse também traz diversas consequências ao organismo pois mobiliza diferentes homônimos. Entre tais consequências, pode gerar alterações nas unhas, deixando-as mais fracas e descamadas.

Outra quadro de saúde que pode indicar propensão às unhas fracas é o hipotireoidismo ou o hipertireoidismo. No primeiro caso, há diminuição do metabolismo e do transporte de nutrientes para o corpo, enquanto no hipertireoidismo ocorre o oposto. Os dois casos indicam um desequilíbrio e, consequentemente, a possibilidade de unhas mais frágeis.

Por fim, problemas dermatológicos, como psoríase, ou o hábito nada saudável de roer unhas pode acarretar em micro traumas, que facilitam a quebra em pontos mais frágeis. 

Como fortalecer as unhas fracas?

Agora que você já conhece algumas das possíveis causas – e lembramos que, para ter certeza da origem do seu problema, recomendamos sempre a consulta com um médico -, saiba que existem meios de prevenir ou reduzir os sintomas de unhas fracas e quebradiças. 

1. Use creme hidratante nas mãos

A manutenção da pele das mãos sempre hidratada – e consequentemente das laterais das unhas – é um dos fatores que ajuda a deixá-las mais fortes e bonitas. Nas farmácias você encontra ainda cremes específicos para as mãos feitos para ajudar no tratamento de unhas quebradiças. 

2. Cuide com o excesso de produtos químicos nas unhas

Toda mulher adora usar esmalte, porém é importante também adotar intervalos de tempo com as unhas ao natural. O esmalte deve ser renovado no máximo a cada sete dias e, no intervalo, a unha deve permanecer sem esmalte por um a dois dias. Outro problema é o processo de colocar unhas postiças, que pede que a unha seja lixada em toda sua superfície. Isso ocasiona perda de várias camadas naturais da unha, que tende a ficar descamando até sua recuperação total. 

3. Removedor de esmaltes? Prefira os sem acetona

Já mencionamos que produtos químicos podem ser prejudiciais à saúde das unhas. Para aqueles que já enfrentam esse tipo de problema, a solução é evitar o contato com a acetona. Procure nas farmácias removedores de esmalte sem esse componente. Além disso, reduza ainda a frequência de idas ao salão para pintar as unhas. Em alguns casos, o problema pode estar exatamente no momento de “cuidar das unhas”. Usar acetona, passar esmaltes de baixa qualidade, colocar unhas postiças, lixar exageradamente, não dar intervalo e/ou ficar muito tempo sem trocar o esmalte são medidas que podem afetar as unhas tornando-as descamadas. 

4. Use luvas ao lidar com materiais de limpeza

Na hora que for realizar as tarefas domésticas, como lavar louça ou lavar roupas, evite o contato das mãos com a água e com os produtos químicos usando uma luva. Isso reduz significativamente a exposição das suas unhas a produtos de limpeza e minimiza as chances de que problemas se desenvolvam. 

5. Melhore a sua alimentação

Não são apenas os cuidados externos que ajudam a fortalecer as unhas. Já mencionamos que a má alimentação é um dos fatores causadores de unhas quebradiças. Portanto, comer mais vitaminas, proteínas e minerais certamente ajudará a manter o seu organismo mais preparado para lidar com esse problema.

Alimentos como gelatina, leite, ovo, vegetais folhosos escuros - como a couve -, gérmen de trigo, espinafre, abacate, batata doce ou fígado, podem ajudar a fortalecer as suas unhas. Produtos ricos em vitamina A, ácido pantotênico ou vitamina B5, ferro, cálcio e proteína são sempre boas escolhas.

Compartilhe este conteúdo: