Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Confira dicas para você economizar durante a pandemia
Data de Publicação: 20 de abril de 2020 23:18:00
Por: Carla Taíssa
Todos estamos vivendo um momento muito delicado com a pandemia do novo Coronavirus. É tempo de se cuidar e avaliar os próximos passos.
Já sabemos das recomendações sobre saúde, mas e os boletos? Como podemos dar um jeito de economizar nesse tempo de quarentena?
Por isso, o Diário Entrevista de hoje conversa com Camillo Feijó, engenheiro de produção da Sant'anna Embalagens, que dá dicas para você enfrentar a crise e sair do vermelho.
Camillo Feijó
1 - Quais as principais dicas para economizar nesta fase de quarentena?
Nessa fase de quarentena nunca se fez tão necessária termos reservas financeiras em investimento com liquidez elevada. O que eu quero dizer é que “Cash is King”, ou seja dinheiro em caixa é rei... Para isso, teríamos que ter gasto menos do que ganhamos e criado nossa reserva de emergência... Mas se você não tem a sua reserva, não se desespere! Corte custos e faça renda extra. Muitas vezes acabamos ficando ansiosos em casa em decorrência dessa situação gravíssima. Essa ansiedade pode levar ao um aumento de gastos no supermercado ou com compras online, por exemplo. Para evitar esse problema, é importante controlarmos a ansiedade, pois nesse período é importante gastar menos do que o de costume devido ao período de incertezas que está por vir.
2 - E para quem perdeu o emprego ou diminuiu a renda, quais as dicas?
Quem é registrado é importante sacar o FGTS e requerer o salário desemprego. Também verificar se você tem direito ao auxilio emergencial disponibilizado pelo o governo. Você pode verificar no site: https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio
Além disso, com mais tempo ocioso, fazer renda extra costurando máscaras, fornecendo comida para vizinhança, por exemplo, podem ser altamente eficazes.
A dica principal é não ficar parado e pensar em maneiras de agregar valor às pessoas através de serviços e produtos lucrativos. Outra excelente oportunidade é investir esse tempo para qualificar-se profissionalmente através de cursos online. Existem muitas plataformas que disponibilizam cursos online a baixo custo ou até gratuitamente. Quando tivermos a retomada da atividade econômica, o profissional que escolheu se capacitar será visto com melhores olhos pelo mercado. Seguem alguns exemplos de plataformas: Cousera.com, udemy.com ou livros gratuitos disponibilizados pela amazom.com
Lembre-se que a crise pode criar oportunidades, portanto precisamos ficar atentos aos detalhes e utilizar o recurso mais importante que nós temos, que é o tempo, de maneira inteligente.
3 - Qual a melhor opção no caso de quem tem dívidas, contas e cartão de crédito para pagar. Vale parcelar ou renegociar?
O importante é tentar renegociar as dívidas e contas com os credores, muitos estão flexibilizando prazos de pagamento e dando descontos em decorrência dessa situação. Quem paga aluguel deve urgentemente expor a situação pro proprietário e negociar condições melhores de pagamento.
Divida no cartão de crédito nunca é uma opção, pois essa é a dívida com juros mais elevados. Essa é a última conta que você não deve atrasar. Se você tem dívidas no cartão e não paga suas faturas na totalidade o que deve ser feito é pegar um empréstimo para quitar as dívidas no cartão de crédito com urgência. Além disso, é importante esconder o cartão de crédito de você mesmo, pois se você está em uma situação dessas, é sinal que tem dificuldade em lidar com seus impulsos na hora de uma compra.
4 - Como podemos economizar e até investir em meio a pandemia?
Economizar e investir durante a crise será mais difícil do que em tempos normais.
Para quem nunca economizou nada, a meta deve ser sobreviver sem contrair dívidas, e para quem já tem o costume de economizar e investir o importante é não perder essa disciplina.
5 - Qual conselho financeiro você gostaria de deixar para os nossos leitores?
Pessoas que sempre priorizaram os prazeres momentâneos frente a criação de uma reserva, estão mais nervosas agora. Esse momento de crise pode nos levar à uma reflexão sobre a importância de gerar o hábito de guardar e investir seu dinheiro. Quando você tem esse hábito, os juros compostos irão trabalhar ao seu favor e você viverá a vida com um maior sentimento de segurança, mas para isso é necessário abdicar do imediatismo e começar a desenvolver uma mente de longo prazo. Somente pensar no futuro sem desfrutar do presente, também não está correto. Concluo dizendo que o vital é termos um vida financeira equilibrada, fazendo metas de curto, médio e longo prazo.