Português (Brasil)

Espaço Home Office – Como ter um ambiente favorável para essa prática

Espaço Home Office – Como ter um ambiente favorável para essa prática

Data de Publicação: 24 de abril de 2020 16:23:00

Compartilhe este conteúdo:

Home office, em inglês, é um espaço de trabalho dentro de casa, como um escritório ou um cômodo adaptado. No Brasil, a expressão “fazer home office” significa trabalhar em casa. Com a evolução das telecomunicações, o home office está cada vez mais inserido no contexto profissional.

Trabalhar em casa, até pouco tempo atrás, costumava ser uma questão de escolha para alguns profissionais. Fazer home office por um dia era um benefício oferecido por algumas empresas, seja para se concentrar melhor, por questões familiares ou de saúde. Outras permitem o trabalho remoto contínuo, desafio dos tempos modernos. Para muitos, esse contexto mudou completamente com a pandemia de coronavírus, ou Covid-19.

Existem muitas vantagens do home office como flexibilidade, comodidade, qualidade de vida, economia e sustentabilidade. Reuni algumas dicas para te ajudar a ter um ambiente favorável para o trabalho:

Criar um espaço exclusivo para trabalhar

O ideal para manter sua concentração e foco nas atividades é definir um ambiente fixo de trabalho.

Comece pensando no propósito do seu escritório em casa. Se você vai trabalhar nele diariamente, crie uma sensação diferente do resto dos cômodos para ajudá-lo a entender que aquele espaço é o lugar ideal para se concentrar.

Isso envolve particularidades pois tem pessoas que gostam de trabalhar ouvindo música e não se importam em ser um espaço integrado com a parte social da casa. Outras, perdem a concentração por isso essa análise é importante.

Nesse caso, a primeira coisa a se pensar ao projetar o seu trabalho home office é onde seu escritório deve estar localizado. Considere também o seu estilo de trabalho e tudo que precisa para executá-lo, assim como as necessidades das pessoas que convivem no ambiente.

Atenção à importância da iluminação do ambiente

Na prática, buscar uma solução que conte com entrada de luz natural é a principal forma de iluminar o ambiente para melhorar a produtividade e a concentração. Se você tende a trabalhar muito tempo em frente a uma tela, ficar próximo de uma janela é uma boa escolha.

Para quem conta com um ambiente mais escuro, considere utilizar uma luminária durante o dia. Mas evite a iluminação com lâmpadas fluorescentes, principalmente em ambientes pequenos. Em vez disso, escolha lâmpadas com uma aparência natural, com tons mais quentes.

A iluminação inadequada pode causar fadiga ocular e sonolência, o que dificulta a produtividade. Por isso, o tom da luz é um fator a ser considerado. As temperaturas de cores quentes estimulam a produtividade, enquanto as temperaturas de cores frias, desde que sejam mais fracas, são calmantes.

Escolha de mesa e cadeira de trabalho                     

A escolha da melhor mesa para o seu ambiente envolve a quantidade de espaço disponível na área. Ela precisa ser grande o suficiente para acomodar seu notebook ou desktop, enquanto ainda consegue ter um espaço para fazer anotações ou acomodar outros objetos.

Falando da sua cadeira, mesmo que não consiga usar um modelo mais típico de escritório, tenha certeza de que ela estará confortável para você ficar sentado por horas. Escolha sempre um modelo que fique na altura certa em relação a sua posição na mesa. Como padrão a altura de mesa é de 75cm e do assento 45cm.

Design biofílico e decoração

A produtividade cresce em ambientes onde os pensamentos criativos surgem com mais facilidade. Uma das vantagens é que você pode decorar esse ambiente com o que te deixa feliz.

Se para você conseguir isso significa escrever frases motivacionais, pendurar quadros ao seu redor, encher as estantes de livros e o que mais imaginar (como manter o seu pet do lado) aproveite a oportunidade de deixar esse ambiente com coisas que te fazem bem.

Uma boa dica é ter plantas naturais ou ter elementos que façam analogias à natureza pois são inúmeros os benefícios que esse contato com o ambiente natural nos proporciona. (Para saber mais, leia a matéria que fiz sobre design biofílico)

Quanto mais feliz você se sentir, melhor você poderá trabalhar e produzir. Cuide-se apenas de manter isso de forma que não atrapalhe seu foco na atividade.

Veja como é simples, não precisa pesquisar por exemplos de ambientes home office para tentar replicar. Só você sabe como criar uma espaço que funcione bem para a sua rotina.

Manter organização

Manter a organização é uma dica que você não pode deixar de seguir.

O primeiro passo é simplesmente se livrar dos itens que você não precisa. Antes de começar sua rotina diária, certifique-se de que tudo está no local certo e retire qualquer objeto que não usa.

Quanto aos itens que não são utilizados todos os dias, utilize caixas ou gavetas para organizá-los. Separar seus itens em grupos também ajuda a encontrar cada um quando precisar deles, porque é mais fácil lembrar onde eles estão agrupados.

 

Autora

Tuísa Gabriela Ratochinski é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Positivo, em Curitiba. É especialista em Projetos de interiores e Lighting Design. Atualmente, é diretora da Tuísa Gabriela Ratochinski - Arquitetura com escritório localizado em Mafra-SC. Principal atuação é em projetos arquitetônicos e de interiores residenciais, comerciais e coorporativos. Sócia da Kiune que engloba design, moda e arquitetura.

Instagram: @tuisa.arq

                      @kiuneideias

Compartilhe este conteúdo: