Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
História de uma menina sob duas rodas
Data de Publicação: 27 de abril de 2020 08:40:00 Cada vez mais as mulheres vêm ganhando espaço no esporte. Conheça mais sobre as adeptas apaixonadas por Velocross feminino com a entrevistada de hoje, Kawany Nemesio.
Kawany Nemesio
Antes considerado um esporte destinado aos homens, o Velocross vem abrindo seus horizontes, quebrando tabus e preconceitos ao incluir mulheres como praticantes dessa paixão.
O Velocross feminino está obtendo gradativamente mais adeptas. Empoderadas elas dominam técnicas e se igualam no quesito coragem para a prática sobre duas rodas.
As competições antes eram disputadas com homens, onde muitas vezes passavam por situações de preconceito. Atualmente, elas conquistaram uma categoria exclusiva para mulheres, que revelou grandes nomes, antes ocultados.
Assim a piloto mafrense Kawany Nemesio, filha do casal Silvano e Solange Nemesio, começou a participar das competições com 17 anos de idade com sua Yamazuki com motor de RD.
Iniciou aos treinos no Motódromo Maximiano Peffer em Rio Negro. Desde então participa das competições na pista da Volta Grande em Rio Negrinho. Ela conta que tem a intenção de atrair a presença dos moradores locais, assim como público de fora do município. A velocidade sobre duas rodas toma conta de Volta Grande e a competição sempre é realizada na pista Álvaro Wantowsky.
Em 2018, Kawany perdeu seu amigo, Elinton Buba que sempre incentivava na Velocross. Isso fez com que ela parasse por um tempo. Nesse ano de 2020, ela retornou para as competições com a motocicleta modelo XRE 300 na categoria VXF, já conquistou alguns troféus de segundo e sexto lugar e com muita garra e determinação disse que irá conquistar o primeiro título do Campeonato Mundial Velocross. “Procuro sempre ser do meu jeito, trato as pessoas da mesma forma, como meus pais me ensinaram. Muitas pessoas me ajudaram a crescer, seja no esporte ou na minha vida pessoal, sou bastante grata”, comentou ela.
Kawany finaliza contando que tem novidades para esse ano: “Tenho algumas ideias, mas preciso definir com minha família e patrocinadores. O que posso garantir é que vou com tudo em mais um ano, disso tenho certeza!”