Português (Brasil)

Dia do Escoteiro: grupo Escoteiro Falcão Negro completa 35 anos de história na cidade

Dia do Escoteiro: grupo Escoteiro Falcão Negro completa 35 anos de história na cidade

Data de Publicação: 27 de abril de 2020 15:17:00

Compartilhe este conteúdo:

 

Por Carla Taíssa

Nesta quinta-feira (23) se comemorou o “Dia do Escoteiro” em boa parte do mundo. A data foi escolhida pelo fundador do Movimento Escoteiro, Robert Baden-Powell, por ser o mesmo dia em que se celebra o Dia de São Jorge, patrono do Escotismo.

E aqui em Rio Negro, o grupo Escoteiro Falcão Negro se destaca em 35 anos de história. Por isso, conversamos com Cláudio José Huebl, Diretor Presidente do Grupo Escoteiro Falcão negro e chefe assistente do ramo sênior. Ele conta mais sobre o escotismo e como as atividades do grupo mudaram a vida de diversos jovens riomafrenses. Confira:

 

1 - Conte um pouco da história do grupo.

O Grupo Escoteiro Falcão Negro foi fundado em 01/09/1984 e teve seu início nas dependências dos colégios de Rio Negro. Em 1987 adquire sua sede própria, onde está até hoje. O grupo foi fundado com iniciativa do Lions de Rio Negro a fim de nortear a educação das crianças e jovens de ambas as cidades. Hoje está com 35 anos de história.

2 - Atualmente quantas pessoas estão envolvidas no grupo (entre crianças, jovens e instrutores/voluntários)

Diretamente, contando com jovens, chefes e diretoria, estão envolvidos cerca de 100 integrantes, sem deixar de contar que os pais/responsáveis dos jovens também participam da vida escoteira do respectivo jovem, bem como ajudam e encabeçam as atividades de arrecadação a fim de que o grupo tenha possa contar com  fundos, para os investimentos nas melhorias das instalações da sede.

3 - O que o escotismo muda na vida das crianças e dos jovens? Quais os impactos positivos que vocês já puderam presenciar?

O escotismo é um movimento de formação de caráter nas crianças e jovens que participam. Para essa educação continuada a UEB (União dos Escoteiros do Brasil) desenvolveu o método escoteiro que consiste em alguns pilares de desenvolvimento, onde todas as atividades realizadas, sejam elas em sede ou externas, enfocam 6 áreas específicas (física, afetiva, caráter, espiritual, intelectual, social). Dentre alguns impactos positivos já presenciados, pudemos notar que vários de nossos jovens ao concorrer a vagas de empregos, por ser ou ter sido escoteiro, tem um diferencial positivo, que faz com que sejam selecionados positivamente.

4 - Como estão as atividades de vocês durante a pandemia? Como vocês estão se adaptando? Estão fazendo alguma ação especial?

Durante a pandemia estamos realizando semanalmente atividades virtuais desenvolvidas pela UEB, no intuito de dar prosseguimento aos métodos escoteiro.

5 - Quais são os planos do grupo para este ano? Algum projeto de destaque?

Dentre algumas reformas e construções de sede, podemos destacar a aprovação da construção e a previsão do início das obras da sede nova que contará, com cerca de 300 m de área construída.

6 - E quem está interessado em se tornar um escoteiro, como os pais podem entrar em contato com vocês? Existe algum pré-requisito para participar?

Para participar do movimento escoteiro existe um único pré-requisito que é a idade mínima de 6,5 anos. O movimento escoteiro atende crianças e jovens de 6,5 a 21 anos e após isto se o jovem quer permanecer dentro do movimento pode vir a ser chefe. Existem 4 ramos nos quais os jovens podem ser alocados de acordo com a idade, que são:

-De 6,5 a 10,5 anos ramo lobinho, de 10,5 a 14,5 anos ramo escoteiro, de 14,5 a 17,5 anos ramo sênior, de 17,5 a 21 anos ramo pioneiro.

Atualmente temos vagas para todos os ramos e os contatos podem ser feitos com a nossa diretoria (Cláudio (47) 99922-9667, Dirceu (47) 99642-9920, ou ainda indo aos sábados das 14 às 17 horas na sede situada na Rua Rio de Janeiro 234, Vila Paraíso em Rio Negro).

7 - Algum recado que você gostaria de deixar para nossos leitores?

O recado mais importante é que no mundo de hoje, o adulto que já vivenciou o Escotismo conta com uma série de vantagens competitivas sejam elas na vida pessoal ou profissional de cada um. "Se todos soubessem como é ser um escoteiro, acredito que todos, diretamente ou indiretamente, fariam parte, pois é uma experiência sem comparação".

 

Cláudio J. Huebl - Diretor Presidente

UEB 966933-7

(47) 99922-9667

https://www.facebook.com/gefalcaonegro/

Compartilhe este conteúdo: