Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
É prorrogado o prazo para entrega da declaração de IRPF 2020
Data de Publicação: 30 de abril de 2020 10:38:00
Assim como outras medidas anunciadas pelo governo como prorrogação para pagamento de impostos para as empresas, a Receita Federal também resolveu prorrogar a data para entrega da declaração de Imposto de Renda 2020 referente ao ano de 2019. Seria em 30 de abril agora foi alterado para 30 de junho.
Com tantas outras coisas para resolver devido à pandemia, o contribuinte ganhou mais 60 dias para se organizar e se declarar para o leão. A classe contábil também agradece, pois os decretos e medidas provisórias diários tem tomado bastante tempo, tanto para estar atualizado como para orientar os clientes da melhor maneira possível.
O contribuinte não pode esquecer que mudou o prazo, porém as regras são as mesmas. Quando falamos nas regras da Receita Federal, cabe lembrar que o contribuinte deve estar atento para a obrigatoriedade da entrega.
Nestas últimas semanas, muitas pessoas estão tentando receber o auxilio emergencial e não estão conseguindo por estar com o CPF pendente. Isso se deve ao fato de estarem obrigados a declarar imposto de renda nos últimos anos e não o fizeram. Além do transtorno do atraso do benefício, o contribuinte paga uma multa que varia de R$ 165,74, até 20% do imposto devido por atraso na entrega.
Outro ponto importante que vale lembrar é quanto à entrega da declaração. O contribuinte sempre deixa para os últimos dias. No país, mais de 12,4 milhões de declarações já foram entregues até o dia 29 de abril, dentro de uma meta da Receita Federal de receber neste ano 32 milhões até o final do prazo.
A principal dificuldade do contribuinte está na retirada do informe de rendimentos, pois muitos não tem acesso a internet e retiravam esses documentos presencialmente.É um bom momento para evoluir e usar de toda tecnologia que dispomos hoje, otimizando o tempo e evitando aglomerações em tempos de pandemia.
Autora
Daiana é formada em Administração e Ciências Contábeis pela UnC Mafra, tem especialização em Contabilidade Gerencial e Financeira, além de ser professora do curso de Ciências Contábeis na UnC campus Mafra. Ela também é sócia na Alfa Serviços de Contabilidade e tem experiência de 9 anos com consultoria empresarial, imposto de renda pessoa física, contabilidade gerencial, societária, contabilidade aplicada ao agronegócio, recrutamento e seleção de pessoas.