Português (Brasil)

Carlos Moisés se manifesta sobre pedido de afastamento e criação de CPI

Carlos Moisés se manifesta sobre pedido de afastamento e criação de CPI

Data de Publicação: 30 de abril de 2020 13:52:00

Compartilhe este conteúdo:

O governador Carlos Moisés da Silva disse na noite desta quarta-feira (29) que "poderes e órgãos têm a liberdade para estabelecer as suas ferramentas de controle". A declaração foi dada momentos depois da Assembleia Legislativa aprovar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, a pedido do deputado Ivan Naatz (PL), e também aprovar requerimento para o afastamento do secretário de Saúde, Helton de Souza Zeferino.  

Moisés minimizou o caso e disse que o governo está "à disposição da Assembleia" para prestar os esclarecimentos e que a Casa Civil está em constante diálogo com as bancadas. Além disso, afirmou que o Executivo prima pela relação com o Legislativo.

A polêmica dos respiradores

Moisés voltou a reafirmar os próprios esforços para esclarecer a compra de 200 respiradores que não foram entregues - denúncia realizada pelo site The Intercept Brasil na terça-feira (28). Segundo ele, o governo estabeleceu uma sindicância e já há um inquérito para apuração do caso junto à Polícia Civil.

"Junto à PGE [Procuradoria-Geral do Estado] estamos avaliando as medidas judiciais necessárias, se forem necessárias e em que momento para que a gente possa garantir que o erário público não seja prejudicado", disse o governador.

Apesar da iniciativa do governo, a Alesc deu seguimento à formação da CPI. A Comissão, que terá os nomes definidos até a próxima terça-feira, terá validade de 120 dias. Além disso, já está em funcionamento na Casa a comissão especial que fiscaliza os gastos do Executivo no período de calamidade pública.

Compartilhe este conteúdo: