Português (Brasil)

A ACI de Mafra realizará mentoria gratuita para associados, alunos e diplomados do PGVE

A ACI de Mafra realizará mentoria gratuita para associados, alunos e diplomados do PGVE

Data de Publicação: 7 de maio de 2020 08:29:00 O tema será: Como enfrentar a crise do coronavírus? Agora é sobreviver.

Compartilhe este conteúdo:

 

A ACI de Mafra apresentará uma mentoria online gratuita para seus associados, alunos e diplomados do PGVE neste dia 07 de maio as 19h, sob a coordenação de José Nelson Notari, Vice-Presidente da ACI de Mafra e também Coordenador do PGVE (Programa de Gestão e Vivência Empresarial em parceria com a Fundação Empreender).

Resumo do conteúdo que será debatido:

1. TENDÊNCIA – Os consumidores poderão ir as compras para aproveitar as promoções, inclusive algumas serão feitas com o dinheiro que o governo está disponibilizando emergencialmente para atender as famílias de baixa renda. A consequência disso é compras com uma entrada e parcelas que não serão pagas. Isto  vai gerar uma forte crise de liquidez.

2. Inflação – Vamos ter uma inflação alta mascarada de inflação baixa porque o petróleo baixou, ele entra na conta da inflação. Quando reduzirem a produção ele volta a subir e vai encontrar os preços gerais altos, e preços não baixam.

3. Consumidor – Como a demanda esteve parada, liberando o comércio para o consumidor, vai dar uma explosão de consumo do tipo “shopping Blumenau”, todos querendo aproveitar as promoções, demanda alta preços altos.

4. Juros – O Guedes tem que ser corajoso e aumentar os juros. O efeito será a volta das pequenas poupanças que podem segurar a demanda de produtos e evitar a inflação. E o dólar por sua vez poderá baixar, pois deve cair sua procura como moeda ou reserva de valor. Também, num outro ponto, o Banco Central pode intervir no mercado, embora tenha influência de fatores internacionais, que pode gerar oscilações.

5. Agronegócios – A busca por comodities vai continuar, são as fontes de alimentação básica da população. Os supermercados estão cheios há até aglomerações não permitidas, e brigas para entrar sem máscara, mesmo com preços nas alturas. As pessoas do mundo precisam comer, reforça aqui a razão da demanda e preços altos das comodities.

6. Agronegócios – Os custos da próxima safra serão altos. Fora o petróleo, o restante está com preços cada dia mais altos. Então de novo, inflação motivada hoje pela alta do dólar, afinal todos os insumos são comprados em dólar. Você poderá comprar seus insumos, trocar seus tratores e máquinas e fazer um plantio com preços baixos e juros acessíveis, o que deve acabar.

7. Economia – Como o país vai manter a economia funcionando? Muitas perguntas poucas respostas. Nas empresas decisões, planejamento e execução, muita criatividade e resiliência, dedicação e compromisso total com os negócios. E se liga, este comprometimento é total, “do empresário e dos empregados que ficarem”.

8. Cenário I – Os bens duráveis, como a linha branca, automóveis, as reformas e troca de móveis e decoração serão postergadas. O dinheiro deve ficar para custeios básicos da vida (alimentação, moradia, saúde e educação). Como disse poderá haver correria para aproveitar as promoções, mas será apenas um momento, esse dinheiro vai acabar. E daí vai afetar também os empregos na indústria já combalida. Espero estar errado, mas uma coisa é certa, os bolsos já vinham vazios e estávamos nos recuperando da crise de 2015, não é isso?

9. Cenário II – Bem, a notícia ruim e o pior cenário é que vem ai uma recessão nos próximos dois trimestres. A demanda será baixa por falta de renda do consumidor. Então vamos nos preparar. Como despesas baixas, custos baixos, e muita, mas muita força nas vendas.

10. Verdade – É esta a realidade que vamos ter nos próximos dois trimestres. E na saída vamos ver que podemos trabalhar com alta produtividade, sem gorduras e frescuras, com uma empresa mais enxuta e totalmente voltada para o cliente.

11. Conclusão

A crise é global. Liquidez acima de tudo, cuide do seu fluxo de caixa.

2020 é um ano de sobrevivência, deixe seus planos de investimentos postergados, a não ser que você seja da área de suprimentos básicos ou agronegócio.

Empresas devem buscar ajuda do governo com crédito com longo prazo e juros baixos.

O consumidor vai inadimplir. Cada um deve busca se proteger da melhor forma.

O desemprego vai ser alto, como consequência a insegurança será maior. Começa a pensar em cuidar da sua segurança e do seu patrimônio. Haverá um aumento considerável na delinquência. Na real nada de ficar achando que é “pecado” falar disso.

Buscar se preparar agora, já. E sair atrás do seu cliente, não fica esperando, ele não vem.

Vendas, criatividade, e todo foco em vendas, ache seu velho cliente, e crie solução para achar novos clientes.

Se puder evite as demissões, use todas as MP e Decretos do governo para cuidar disso. Tem que baixar seus custos e suas despesas. Veja quais são e corte, deixe com você os melhores e os mais preparados, agora é sobreviver para lá na frente buscar de volta os que saírem.

A Crise acaba, e tem a retomada. Você estará muito mais forte ao final de tudo isso e vai ter aprendido, com certeza, fazer “muito mais com muito menos”. O Cliente é o que importa.

O Futuro é hoje e chama-se sobreviver, “não afrouxe”.

Cuide-se precisa estar vivo para sua empresa sobreviver.

Para os demais que tiverem interesse em participar, podem estar entrando em contato com a ACI, (47)3642-5367, (47) 984215583. Para solicitar o link de acesso ao custo de R$ 35,00.

Compartilhe este conteúdo: