Português (Brasil)

Mãe de dois filhos com síndrome rara conta sua história

Mãe de dois filhos com síndrome rara conta sua história

Compartilhe este conteúdo:

Ser mãe de duas crianças especiais ensinou muito a Laurici Moser, que, com mais de 70 anos de idade, cuida de Plácido Oliveira Junior, de 51 anos, e de Patrícia Oliveira, de 47 anos de idade. Os dois foram diagnosticados com a Síndrome de Sjögren-Larsson, uma síndrome rara.

Laurici conta que quando eles nasceram os médicos não sabiam exatamente qual era o diagnóstico. Assim, foram muitos anos os tratando como paralisia cerebral. “Há apenas 25 anos atrás que a doença foi descoberta. Na época em que eles nasceram, os médicos não sabiam o que era e só após que o tratamento foi começando a ser feito corretamente que foi surgindo efeito”, explica.

De acordo com os médicos que os acompanharam quando crianças eles viveriam apenas 15 anos. “Eu fiquei desesperada, não medi esforços para procurar recursos em todos os lugares. Mas nunca perdi a fé e hoje eles estão aqui comigo, vivendo uma vida super ativa”, conta.

Laurici explica que passou por muitas dificuldades, afinal os dois são bem dependentes dela. “Eles têm tetraplegia, mas agora já conseguem andar com apoio de bengala”, conta. Seu filho Plácido deu seus primeiros passos com 27 anos e Patrícia com 23 anos de idade, e hoje participam de competições realizadas pela APAE, associação que frequentam para realizar as atividades. Os dois possuem muitas medalhas ganhas nas competições em que participaram.

Por isso, Laurici diz não se arrepende de nada pelo o que passou. “Tenho dificuldades ainda. Mas por onde vamos encontro pessoas que querem ajudar, e precisamos entender que eles têm vida, tem amor, e que nos ensinam muito” comenta.

Assim, ela deixa uma mensagem a todas mães e aos leitores do Diário: “Me sinto muito realizada, por ter tido meus filhos, por ser mãe. Por isso nunca desista que tudo vale a pena”, finaliza.

 

Compartilhe este conteúdo: