Português (Brasil)

Dia Mundial da Enfermagem: Enfermeiro por amor

Dia Mundial da Enfermagem: Enfermeiro por amor

Data de Publicação: 12 de maio de 2020 09:16:00 “Enfermagem é a arte de cuidar incondicionalmente, cuidar de alguém que você nunca viu na vida, mas mesmo assim, ajudar e fazer o melhor por ela. Isso se faz por amor” (Edneia Zimmermann – Técnica de Enfermagem)

Compartilhe este conteúdo:

Na coluna de hoje, trouxe minha parceira Edneia Zimmermann que é formada em Técnico de Enfermagem, e em homenagem ao Dia Mundial da Enfermagem, que se comemora no dia 12 de maio, vamos falar um pouco sobre essa profissão e a experiência dela na área. 

Edneia Zimmermann

A Enfermagem na vida de Edneia sempre foi um sonho. Ela conta que via a enfermagem com heróis, cresceu vendo suas primas se vestirem de branco e narrando seus plantões, achava lindo. Porém tinha medo em ver sangue e outras pessoas sentir dor e não pode fazer nada para aliviar essa. No entanto, “um dia estava dentro de um hospital cuidando de uma pessoa que amava muito e senti a dor dele e percebi que eu era capaz tinha apenas que me capacitar e apreender a lidar com as dores e separar a minha e a do próximo” lembra ela.

A partir daí Edneia resolver se matricular em um curso de técnico de enfermagem, desde o priemiro dia de aula se encantou, “Fui muito bem preparada para exercer minha profissão, tive ótimos professores, grandes mestres” conta.

Quando formada começou a colocar em prática toda teoria adquirida Cada plantão era um livro, da mesma forma que minhas primas faziam, eu chegava em casa e queria compartilhar cada momento cada alegria de ver uma paciente se recuperando, de ver alegria de uma mãe poder levar pra casa seu filho melhor” diz Edneia.  

Seus primeiros anos de técnica de enfermagem Edneia diz que aprendeu o que era amor ao próximo “Posso dizer que todos os dias eu tenho exercitado o 2º mandamento: Amarás teu próximo como a ti mesmo” comenta.  Para ela a Enfermagem é amor.

Trabalhou em Pronto socorro, e teve a experiencia em receber casos de pessoas de rua que eram muito carentes. Edneia conta que apreendeu muito “Tive a oportunidade de proporcionar a eles um banho, fazer a barba, e uma boa refeição. Com esses pequenos gestos eu consegui enxergar que 70% da doença deles não era apenas no corpo e sim na alma, foi nesse momento que consegui apreender que a doença não está apenas no físico a doença vai além” fala.

Tentando se aperfeiçoar mais, foi cursar enfermagem. Porém no decorrer nos anos começou a refletir se realmente era o que queria “A efermagem é muito desvalorizada, temos jornadas extensas e cansativas. E ainda há hospitais que não tem o número de técnicos e enfermeiros suficientes para atender os pacientes. O salário baixo muitas vezes faz com que os profissionais precisem ter 2 empregos. Tudo isso me fez refletir” conta. 

Dois anos atrás no dia 04 de setembro de 2018, Edneia sofreu um grave acidente de moto e teve que ficar vinte e oito dias internada aos cuidados dos amigos de profissão e sentiu na pele a importância de um bom atendimento ao paciente “Sorriso no rosto, um bom dia. Os profissionais da saúde precisam de reconhecimento, eu escolhi ajudar o próximo, e quando precisei também fui cuidada, os técnicos e enfermeiros são anjos sem asas com a missão de cuidar e zelar da vida” comentou.

Por isso, quando percebeu que não poderia mais exercer sua profissão como queria, devido a sequelas do acidente, procurou uma maneira de continuar cuidando e ajudando do próximo. Foi então, que no ano de 2019 conheceu o curso de Terapias Naturais e Reiki, ministrado por Nilda Marchi “Achei um novo caminho e desde então estou me aperfeiçoando adquirindo conhecimento e experiência nesse novo mundo que se abriu” explicou.

Quando Edneia estava perdendo sua esperança sem objetivos, a Terapia Natural e Reike apareceu e ela tem uma grande gratidão pelos anos que exerceu a profissão de técnica de enfermagem “Sou grata a Deus pelos anos trabalhado como técnica de enfermagem, que me ensinou a desenvolver o amor ao próximo, o amor pela vida. Enfermagem é vida só precisamos de mais dignidade” finaliza.

Edneia Zimmermann, 36 anos, formada em técnico de enfermagem pela escola Senac de Itajaí. Hoje exercendo a profissão de Terapeuta Naturalista, Mestre em Reiki, auriculoterapeuta, laser terapeuta e futura iridologa.

 

Autora

Nilda é Naturopata e atua na área de tratamentos naturalista, especialista em alimentação sem glúten, mestre em Reiki, consteladora familiar, palestrante nacional e internacional.

 

 

Compartilhe este conteúdo: