Português (Brasil)

Maio Amarelo tem início com ações de conscientização aos motoristas pela internet

Maio Amarelo tem início com ações de conscientização aos motoristas pela internet

Data de Publicação: 13 de maio de 2020 14:23:00

Compartilhe este conteúdo:

 

Por Carla Taíssa

A série de atividades educativas do programa Maio Amarelo foram iniciadas. O intuito é conscientizar motoristas sobre os riscos que envolvem a condução, além do alto número de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. E, neste ano, a campanha será feita exclusivamente pela internet, por causa da pandemia do novo coronavírus.

O Tenente-coronel Marcelo Pereira, comandante da Polícia Militar de Mafra, comenta sobre o Maio Amarelo. “No país todo, o ano de 2019 teve redução de 2,6% nos acidentes em rodovias em relação ao ano anterior. Por outro lado, o número de vítimas (mortos e feridos) subiu 3,3%. Ao todo, 5.332 pessoas morreram no trânsito no passado, contra 5.269 fatalidades registradas em 2018. Por isso a importância do Maio Amarelo”, explica. “O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil”.

O comandante da PM explica que as campanhas são muito importantes para que o tema seja pautado. “Todavia, a mudança de fato é fruto da conscientização dos motoristas. Infelizmente registramos muitos acidentes com motocicletas, inclusive com óbito no mês passado. Há uso inadequado do veículo, manobras perigosas, imprudência, mas também, falta de respeito dos demais motoristas para com os motociclistas”, conta.

“Também vejo a necessidade de que a segurança viária seja aperfeiçoada em alguns pontos do município e para tanto repassamos relatórios constantes a Prefeitura Municipal que compete esta gestão”, explica. Segundo Marcelo Pereira, no mês de abril deste ano, ocorreram oito acidentes de trânsito sem vitima lesionada e 15 com vítima ferida. “Este é o menor índice desde novembro de 2019. Porém, houve óbito no trânsito e foram flagradas 79 infrações”, conta.

Ele reforça que Mafra conta, atualmente, com uma frota de quase 42 mil veículos. “Portanto, vejo que devemos subir o nível de qualidade em matéria de gestão do trânsito para dar conta da demanda de providencias nesse setor. A Polícia Militar possui com a Prefeitura Municipal para fiscalização das infrações de parada e circulação. Quem sabe seja o momento de elaborar um detalhado projeto de criação de Guarda Municipal de Trânsito, face o aumento da frota de veículos, bem como, um setor de engenharia de trafego, pensando que num futuro não muito distante os problemas possam aumentar”, ressalta.

Marcelo Pereira sugere ainda que outras ações que podem impactar positivamente na diminuição de veículos circulando, pode estar nos projetos de mobilidade urbana (transporte público). “A Polícia Militar está preocupada com tema, sobretudo quando há vidas sendo perdidas, como infelizmente ocorreu. Realizamos operações diárias de fiscalização, mesmo durante a pandemia, porque entendemos que, se não controlada, a violência no trânsito pode ser tão fatal como a crise que estamos vivenciando nesse momento”, finaliza.

Georeferenciamento de acidentes em Mafra em abril de 2020

 

 

Compartilhe este conteúdo: