Português (Brasil)

O impacto da saúde mental no ambiente empresarial

O impacto da saúde mental no ambiente empresarial

Data de Publicação: 15 de maio de 2020 10:02:00

Compartilhe este conteúdo:

Existe muito preconceito quando se fala em saúde mental, muitas pessoas são ignorantes quando se trata desse assunto, acham que quem faz terapia é considerada uma pessoa “louca”.

Falo isso porque também já pensei assim e só depois que conheci a importância da saúde mental é que defendo o quanto faz bem e todas as pessoas, sem exceção. É preciso e deve-se entender mais sobre esse assunto.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, no mundo, mais de 300 milhões de pessoas sofrem com a depressão e mais de 260 milhões vivem com transtornos de ansiedade e o custo desta doença para a economia global ultrapassa de 1 trilhão de dólares.

O crescimento dos indicadores relacionados aos transtornos metais e comportamentais vem preocupando os empresários e os RHs das empresas. Com o tempo cada vez mais escasso e as rotinas cada dia mais agitadas, as empresas devem investir na saúde mental de seus colaboradores para que tanto o ambiente empresarial seja menos exaustivo como o seu desempenho seja mais bem desenvolvido.

O cuidado com a saúde mental dos colaboradores reflete diretamente nos resultados. Investir na prevenção de doenças que afetam a mente é garantir a motivação e qualidade de vida, o que é bom para os funcionários e para a empresa.

O impacto da saúde mental nos custos empresariais é alto, pois o funcionário deprimido falta mais, tem relações interpessoais piores, reduzindo a produtividade.

Se no dia-a-dia já nos deparamos com situações em nossa volta que afetam nossa saúde mental, então vamos juntar com o ambiente profissional sempre com muita pressão, prazos e metas a cumprir.

Ainda, vamos somar os tempos difíceis de pandemia que estamos vivendo, as notícias que vemos na TV e todo o pânico espalhado em todos os lugares!

Se não cuidarmos, realmente nossa saúde mental ficará comprometida.

Já passou da hora do empresário reconhecer a importância da saúde mental e investir nesta área, tanto com seus colaboradores, como em si próprio.

A saúde mental é tão importante quanto à saúde física, pois se estamos bem, conseguimos desenvolver nossas habilidades e viver melhor.

Autora

Daiana é formada em Administração e Ciências Contábeis pela UnC Mafra, tem especialização em Contabilidade Gerencial e Financeira, além de ser professora do curso de Ciências Contábeis na UnC campus Mafra. Ela também é sócia na Alfa Serviços de Contabilidade e tem experiência de 9 anos com consultoria empresarial, imposto de renda pessoa física, contabilidade gerencial, societária, contabilidade aplicada ao agronegócio, recrutamento e seleção de pessoas.

Compartilhe este conteúdo: