Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Vice-prefeito James Valério comenta sobre a crise hídrica em Rio Negro
Data de Publicação: 18 de maio de 2020 08:57:00 Em Rio Negro, desde 1º de março os registros pluviométricos do município foram de apenas 27 mm, quando o esperado era 350 mm neste período
O vice-prefeito de Rio Negro James Valério comentou sobre a situação hídrica do município, que decretou situação de emergência nesta segunda-feira (11). “Como o Governo do Estado do Paraná decretou Situação de Emergência Hídrica, nosso município elaborou um Decreto de Emergência devido à Estiagem, com os propósitos do Decreto Governamental” explica James.
“Estamos em constante planejamento estratégico e operacional com todos os agentes, órgãos competentes e apoiadores para definir as ações em prol da sustentabilidade básica frente ao período de Estiagem na região”, completa.
O vice-prefeito explica ainda que muitas ações solicitando a economia de água estão sendo feitas via postagens nas páginas oficiais, nos meios de comunicação em geral e colaboradores. A medida visa agilizar uma rede de conscientização, viabilizando mudanças de hábitos da população em relação ao desperdício, ajudando e adiando as medidas mais drásticas, evitando também o racionamento.
Ainda, sobre a situação de emergência, James dá mais detalhes sobre o que está sendo feito no município. De acordo com o vice-prefeito, com relação ao interior do Município, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente formaliza uma série de medidas, entre elas:
- Parceria com a Sanepar para ajustar o abastecimento via Caminhão Pipa.
- Abastecimento via cisternas para as comunidades e ou localidades em forma emergencial.
- Planejamento estratégico emergencial para contratação de ações imediatas em caso de prolongamento da estiagem.
- Ações operacionais imediatas para atender as comunidades que comunicarem as devidas necessidades.
- Comunicação constante e diálogo permanente sobre as possíveis e determinantes ações a serem desenvolvidas.
Já, com relação ao meio urbano:
- Parceria da Prefeitura com Sanepar possibilitou os ajustes necessários na fonte de captação no rio, evitando o racionamento da Água tratada para os Munícipes neste período.
- Campanhas de conscientização para economia de água.