Português (Brasil)

Recomendação da Secretaria Municipal de Saúde de Mafra

Recomendação da Secretaria Municipal de Saúde de Mafra

Data de Publicação: 25 de maio de 2020 10:30:00

Compartilhe este conteúdo:

A Secretaria Municipal de Saúde de Mafra, juntamente com a Vigilância Epidemiológica e Sanitária, tendo em vista a situação de Pandemia à nível Brasil, exercendo sua atribuição recomenda rotinas para a permanecia de trabalhadores advindos de outros municípios e estados para trabalhar em obras civis públicas ou privadas no âmbito do munícipio de Mafra.

Tais medidas tornam-se primordiais diante da condição epidemiologia vivenciada pela Região do Planalto Norte, para prevenir riscos à saúde da população e orientar os empregadores da construção civil e empresas de obras de infraestrutura adotando medidas que protejam seus trabalhadores e população em geral.

Recomendação para admissão dos trabalhadores no município

Ao iniciar as obras no município de Mafra, é recomendado ao empregador ou responsável pelos trabalhadores da empresa entrar em contato com o Sudiretor de Saúde, para o agendamento da TRIAGEM dos trabalhadores da construção civil e empresas de obras de infraestrutura. Somete após a avaliação de saúde com base nas sintomatologias respiratória e histórico de viagens os trabalhadores estarão liberados para seguirem aos seus postos de trabalho.

- Condições de saúde dos trabalhadores

- Recomenda-se afastar os trabalhadores que pertençam aos grupos de maior risco para a Covid-19, tais como os com mais de 60 anos, gestantes, imunodeprimidos, hipertensos, diabéticos, pessoas com deficiência que apresentem comorbidades.

- Fazer interrogatório sobre sinais e sintomas de gripe e testagem de febre nos trabalhadores antes destes saírem de suas cidades de origem

e ao chegarem no município, não é permitindo o transporte dos casos suspeitos.

- Atentar para possíveis sintomas da Covid-19 nos trabalhadores, como febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza e/ou dificuldade para respirar).

- Orientar os trabalhadores para, quando com sintomas, consultar, por telefone ou procurar a unidade de saúde especializada COVID 19 para as devidas orientações.

- Adotar medidas para isolar os trabalhadores que apresentarem qualquer tipo de sintomas, ainda que discretos, da COVID-19.

- Restringir a circulação de crianças e demais familiares dos  trabalhadores nos alojamentos e nos locais de trabalho

Com base na nota técnica nº 010/2020 divs/suv/ses/sc, segue recomedações institucionais

Para prevenção de contágio       por       coronavírus    (COVID-19)                    em alojamentos                            para       hospedagem      temporária      de      trabalhadores      sob responsabilidade do empregador RECOMENDA as seguintes providências:

Medidas Institucionais:

- Promover atividades educativas sobre higiene de mãos e etiqueta respiratória (conjunto de medidas comportamentais que devem ser tomadas ao tossir ou espirrar);

- Estimular a higienização das mãos com água e sabonete líquido e/ou preparações alcoólicas, provendo, conforme as possibilidades, lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte com papel toalha, lixeira com tampa com acionamento sem uso das mãos e dispensadores com preparações alcoólicas para as mãos (álcool gel), em pontos de maior circulação;

- Estimular o uso de lenços de papel, bem como o descarte adequado;

-Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies de todas as áreas do alojamento. Preconiza-se a limpeza das superfícies, com detergente neutro, seguida de desinfecção (álcool 70% ou hipoclorito de sódio);

- Evitar compartilhamento de copos/vasilhas;

- Estimular o uso de recipientes individuais para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros;

- Manter os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas);

- Manter a atenção para indivíduos que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza e/ou dificuldade para respirar), estes devem procurar a unidade de saúde mais próxima, através de contato telefônico para verificar se a unidade irá deslocar profissionais de saúde até a residência ou irá solicitar que vá até a unidade para a elucidação diagnóstica (coleta de material caso necessário) e encaminhamentos complementares;

Comunicar a vigilância epidemiológica local a ocorrência de suspeita  de caso (s) de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19).

Medidas Individuais:

- Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão antes das refeições, após tossir, espirrar ou usar o banheiro. Quando não houver sujidade visível, pode-se usar as preparações alcoólicas (álcool gel, por exemplo);

- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após tossir ou espirrar ou após contato com superfícies;

- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

- Aplicar a etiqueta respiratória: proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação de gotículas das secreções. Na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;

- O uso de máscaras por indivíduos sadios não representa, quando adotado de forma isolada, uma medida de prevenção.

A lavagem de mãos e a etiqueta respiratória se constituem em medidas de maior efetividade. Além disso, o uso da máscara sem a lavagem de mãos e a etiqueta respiratória pode prejudicar sua eficácia na redução do risco de transmissão.

Recomendações para alojamentos de trabalhadores

Durante a Pandemia de Covid-19, considerando o cenário de pandemia pelo novo Coronavírus, no qual a transmissão se dá, em especial, por contato entre pessoas, mas também destas com objetos e ambientes contaminados, há necessidade de se prevenir riscos da exposição ao vírus nas atividades de trabalho de um modo geral.

Estas recomendações são direcionadas à proteção dos trabalhadores da indústria civil e de obras de infraestrutura no município de Mafra, com destaque às condições de alojamento, transporte e medidas gerais relacionadas à organização do trabalho.

Os alojamentos ou habitações coletivas destinadas ao repouso do trabalhador entre as jornadas de trabalho devem estar licenciados na Vigilância Sanitária.

Recomendações gerais para prevenção da exposição dos trabalhadores ao coronavírus:

 -Evitar a permanência excessiva de trabalhadores nos dormitórios, mantendo, dentro do possível, o devido afastamento entre camas.

- Manter os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas).

- Orientar os trabalhadores para que tirem os calçados de uso externo na entrada do alojamento.

- Ampliar a frequência de limpeza e desinfecção das superfícies de todas as áreas do alojamento.

- Adotar medidas sanitárias de limpeza e desinfecção das superfícies, sugerindo-se, para isto, o uso de detergente neutro, seguido de desinfecção com álcool 70% ou água sanitária com princípio de cloro ativo entre 2,0 e 2,5%, devidamente diluídas nas concentrações abaixo:

- Para limpeza de superfícies (mesas, maçanetas, chaves, embalagens e produtos trazidos do supermercado), diluir 25 ml de água sanitária em um (1) litro de água (500ppm de cloro ativo).

- Para limpeza de pisos, áreas abertas, sanitários, solas de sapato, diluir 50 ml de água sanitária em um (1) litro de água (1000ppm de cloro ativo).

- Providenciar recipientes individuais na entrada dos alojamentos para que os trabalhadores deixem as roupas sujas.

Orientar os trabalhadores quanto à higienização sistemática para prevenir o contato com o vírus, incluindo:

- Lavagem frequente de mãos com água e sabonete líquido e/ou preparações alcoólicas antes de quaisquer refeições ou após tossir, espirrar ou usar o banheiro;

- Banho completo ao fim da jornada;

- Proteção da boca e do nariz com o antebraço ao tossir, fazendo uso, quando possível, de lenços descartáveis;

- Disponibilizar nos banheiros dos alojamentos sabão líquido, papel toalha, além de distribuidor (dispenser) com álcool gel 70%, e lixeira com tampa com acionamento sem uso das mãos.

-Orientar os trabalhadores para não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Orientar os trabalhadores quanto aos cuidados com os resíduos gerados no alojamento, dentre os quais:

- Não descartar artigos de uso pessoal e sanitário, tais como lenços ou papel higiênico em sistemas destinados à coleta de resíduos recicláveis.

- Redobrar os cuidados ao embalar os resíduos para que os sacos estejam íntegros no momento do descarte, prevenindo assim riscos à saúde dos profissionais da coleta pública.

Recomendações relativas ao transporte e locais de trabalho

- Reorganizar o trabalho de forma a manter a distância mínima de 1 metro entre pessoas nos locais de trabalho e refeitórios.

- Buscar alternativas para evitar aglomeração de trabalhadores, inclusive nos meios de transporte.

 -Estimular, sem prejuízo das demais recomendações, a utilização de máscaras de proteção facial, do tipo artesanal, confeccionadas conforme orientações do Ministério da Saúde.

 -Organizar as atividades para que os trabalhadores de um mesmo dormitório estejam nos mesmos veículos de transporte e frentes de trabalho.

- Adotar medidas de limpeza e desinfecção das superfícies nos veículos de transporte, nos locais de refeição e nas instalações sanitárias nas frentes de trabalho.

Disponibilizar ao trabalhador, nas áreas de maior circulação, locais para higiene das mãos providos de sabão líquido, papel toalha, além de distribuidor (dispenser) com álcool gel 70% e lixeira com tampa e acionamento sem uso das mãos.

Compartilhe este conteúdo: