Português (Brasil)

Infecção urinária e a candidíase: como tratar e prevenir

Infecção urinária e a candidíase: como tratar e prevenir

Veja dicas naturais de como tratar e prevenir essas infecções.

Compartilhe este conteúdo:

A infecção urinária e candidíases são causadas por bactérias e fungos que vivem entre a vagina e o ânus. Na verdade, o problema não são as bactérias, comuns nessa região. A complicação acontece quando essas bactérias migram para a bexiga, podendo até chegar aos rins. Quando isso acontece, muito provavelmente irá surgir uma infecção.

Essa infecção normalmente compromete os rins, bexiga e uretra, causando sérios desconfortos e muito corrimento com até possíveis sangramentos.

As causas mais comuns desse desconforto são as seguintes. Confira:

- Estresse;

- Alimentação;

- Sedentarismo;

- Fumo;

- Álcool;

- Insônia;

- Intolerâncias alimentareis;

- Excessos de carboidratos;

- Obesidade (esse vínculo é indireto, mas existe). Veja como:

 Quem está muito acima do peso costuma exibir dobrinhas em várias partes do corpo. A característica muitas vezes dificulta a perfeita higiene da região genital após urinar e cria o cenário perfeito para as bactérias fazerem a festa.

Mas atenção: a limpeza em excesso também não é boa. “Isso altera a flora vaginal, resultando em uma expulsão de bactérias protetoras dali”, esclarece Wladimir Alfer Júnior, urologista do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista. A recomendação é evitar duchas íntimas, sprays com aromas e outros itens capazes de desequilibrar a flora.

- Segurar o xixi: Outo fator que ajuda nas causas da infecção urinária e candidíase. Confira:

O xixi parado na bexiga por muito tempo cria o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias do mal. “Urinar funciona como uma lavagem contínua”, informa o ginecologista José Geraldo Lopes Ramos, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Apesar de nada romântico, o ato também é indicado logo depois da atividade sexual, quando podem ocorrer microfissuras na região da uretra, facilitando a aderência de micro-organismos. Com uma escapadinha ao banheiro, você expulsa os pequenos invasores.

Infecção urinária vem de excesso de açúcar, farináceos e fungos, os mesmos proliferam muitas bactérias e elas se alimentam de açúcar e fungos.

Se comer excesso de carboidrato esse excesso vira açúcar, que vira álcool e por isso arde ao sair o xixi por exemplo.

Quando o clima esfria o corpo come 2 duas vezes mais do que come quando está calor. O excesso de fungos se aloja na parte pélvica e aliado friagem causa inflamação nas costas e essa inflamação desce para região novamente. Então é preciso desinflamar e aquecer.

Usar banheiros públicos podem conter muitas bactérias por isso utilize sempre álcool em gel para as mão e lenço umedecidos para região genital. Evite usar banheiros públicos. Ficar atento a essas situações é importante.

Temos algumas dicas de chás para aquecer e em caso de inflamações pélvicas. Veja abaixo:

Chás que ajudam reduzir as dores

- Camomila (o melhor para escalda pés ou tomar 1 litro por dia por 14 dias)

- Malva (300ml ao dia);

- Cavalinha (300ml ao dia);

- Amoreira (250ml ao dia);

- Baleeira (250ml ao dia);

- Uxi amarelo (próprio para região pélvica e, se tiver em processo menstrual e estiver com cólica, pode usar unha de gato e uxi amarelo juntos 500 ml por dia);

- Óleo de prímula (3 vezes ao dia e aquecer o local com pano quente, em 3 dias as bactérias somem).

Para prevenção da Candidíases as orientações são as seguintes. Confira:

- Reduza o carboidrato ao máximo nos dias que antecedem e se seguem a menstruação.

- Mantenha a hidratação até que sua urina saia bem clara. Muitas vezes confundimos a sede com fome, principalmente em dias em que há aumento da ingestão de bebidas alcoólicas (cólicas menstruais, vem dos excessos).

- Faça exercícios aeróbicos, 30 minutos por dia, mantendo a frequência cardíaca de forma que consiga ter uma conversa leve durante o exercício.

- Tome chás, suplementos a base magnésio e vitamina C (ajudam a reduzir a retenção hídrica).

- Tome água com limão antes das refeições ou pela manhã em jejum.

- Coma frutas cítricas, como abacaxi e kiwi depois das refeições para ajudar na digestão (enzimas naturais).

- Abuse das fibras, psyllium é uma ótima opção. Uma colher de chá em meio copo de água pode ser uma boa opção, uns 30 min antes das refeições (diminui a compulsão).

- Não se esqueça de priorizar o sono. Abuse dos cochilos no período da tarde para aguentar os horários diferentes dessa época

- Para tratamentos mais naturais os banhos de acentos têm ajudado muito. (Utilizar uma bacia com água morna e óleo de melaleuca faça um banho de acento por 10 a 15 minutos na região genital)

- Passar óleo de coco ajuda muito a eliminar os fungos e coceiras.,

- Usar o suplemento de maca peruana ajuda aumentar a libido e melhorar o desempenho sexual.

- Melhorar o sistema imunológico com sucos específicos também ajudam no tratamento.

- Evitar comer elementos que contenham muitos fungos e bacterias como queijos e derivados,

- Evitar também excessos de açúcares, trocar pão por comida mais nutritivas, e a opção de trocar café por chás é válida.

Use essas dicas e fique livre dos sintomas. Se precisar de ajuda entre em contato comigo.

Instagram: @nildamarchi

Telefone: (47) 996720148

 

Autora

Nilda é Naturopata e atua na área de tratamentos naturalista, especialista em alimentação sem glúten, mestre em Reiki, consteladora familiar, palestrante nacional e internacional.

 

Compartilhe este conteúdo: