Português (Brasil)

Em tempos de Pandemia: como o estresse pode afetar nossa vida

Em tempos de Pandemia: como o estresse pode afetar nossa vida

Data de Publicação: 12 de junho de 2020 11:41:00

Compartilhe este conteúdo:

Segundo pesquisas o estresse pode afetar negativamente os nossos genes e até danificá-los produzindo efeitos negativos em nosso cérebro. Especialistas apontam que o estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo, e que o prolongamento do mesmo por um longo período, poderá ser prejudicial a saúde.

Nos últimos meses estamos passando por momentos de certa insegurança provocada pela Covid19. A cada dia nos deparamos com alguma mudança ao nosso redor, como o uso de máscaras, novos hábitos de higiene, comércio limitando a entrada de clientes, transporte coletivo parado, isolamento social, a preocupação com o desemprego, diminuição dos salários, preocupação excessiva com as contas para pagar, alunos estudando em casa por meio das aulas online sendo  afastados dos relacionamentos interpessoais, pais com dificuldades para acompanhar e orientar os filhos em suas atividades virtuais, professores tendo que, muitas vezes, deixar os afazeres de casa e seus familiares para dar conta das novas demandas surgidas a partir das aulas online. Enfim, uma série de mudanças em nossa rotina.

É sabido que situações desconfortáveis, podem causar estresse quando não se consegue elaborá-las de maneira satisfatória, provocando em nosso organismo uma sensação de precisar estar o tempo todo em alerta. Estamos passando por um momento de adaptação, e toda mudança, acontecimentos marcantes, bons ou ruins, quando de modo excessivo, requerem reestruturação afetiva e ajuste emocional.

Alguns sinais apontam para o problema, o que possibilita o tratamento. Entre os sinais mais característicos temos: abuso de bebidas alcoólica, cigarro, ou outros entorpecentes, desinteresse pelas atividades, dificuldade de memória, irritabilidade, indisposição mental, perda de apetite, alterações do sono.

Todos podem interferir diretamente no desempenho profissional, no relacionamento social e familiar, e se não tratado podem causar ou evoluir para casos mais graves como, a depressão, úlcera gástrica, transtornos alimentares, pressão alta entre outros.

O estresse é um alerta de que algo não está bem. Por isso, é preciso prestar atenção em si mesmo para prevenir problemas mais graves. Vale a pena investir um tempo para atividades agradáveis sozinho e com pessoas, e se perceber que está saindo fora de controle, será necessário buscar ajuda especializada de um médico e psicoterapia, que lhe dará um direcionamento dos procedimentos a serem adotados. A saúde mental agradece. Não deixemos que o estresse afete a nossa vida. 

 

Autor

Fernando Pimentel, Psicólogo CRP 08/27411- PR  12/IS-19279-SC

Compartilhe este conteúdo: