Português (Brasil)

Dormir bem, faz bem

Compartilhe este conteúdo:

Dormir é cientificamente comprovado uma das atividades humanas mais importantes para ter qualidade de vida. É sabido que quando dormimos, o nosso organismo se recupera como um todo. O corpo faz a recuperação das células que liberam vários hormônios. O coração bate mais devagar, a pressão arterial diminui e o cérebro se reestrutura, organizando principalmente o sistema de memória. Quando não dormimos, o corpo não se recupera, alterando o sistema imunológico deixando o organismo mais propenso a doenças e infecções.

Observa-se, que muitas pessoas vêm sofrendo por não conseguir dormir ou manter o sono. Isso pode ser um problema. Podemos estar diante de um distúrbio que atrapalha a saúde, levando a contratempos na vida profissional ou particular. Pode se tratar de insônia. O surgimento da insônia acontece por vários motivos, entre eles, a ruptura nos mecanismos de regulação do sono, alterados por diferentes horários de dormir ou de alimentação. A insônia se caracteriza pela falta de sono intermitente e despertar nas primeiras horas da manhã. Mas para se caracterizar como distúrbio do sono, esse quadro tem que se repetir por vários dias. De acordo com a incidência, o distúrbio pode ser considerado, leve, moderada ou grave, aguda ou crônica, e primária ou secundária.

Alguns fatores são associados à insônia, como por exemplo: cafeína, álcool e drogas, ambiente insatisfatório para dormir, uso de medicamentos, cochilos durante o dia, estresse ou ansiedade, expectativas irrealistas, entre outros. É uma síndrome complexa e por isso necessita de atenção, uma vez que, pode derivar de questões fisiológicas, emocionais ou cognitivas. Se faz necessário buscar um profissional que oriente para o melhor tratamento. Um acompanhamento psicológico, pode ajudar a reencontrar o equilíbrio emocional e a desenvolver um processo de auto conhecimento que lhe permita lidar com as dificuldades.

São vários os benefícios de dormir bem, podendo destacar a fixação e regulação de hormônios, restauração do equilíbrio biológico, longevidade, aumento da imunidade, a concentração, facilitar a aprendizagem, favorecer a memória, auxilia na função metabólica e colabora com a manutenção da saúde. Portanto, dormir bem, faz bem.

Autor

 

Fernando Pimentel, Psicólogo CRP 08/27411- PR  12/IS-19279-SC

Compartilhe este conteúdo: