Português (Brasil)

Dia dos avós

Dia dos avós

Compartilhe este conteúdo:

É comum escutar de avós que netos são melhores que filhos. É habitual ver netos contando segredos para seus avós e fazendo-os de cúmplices em alguma traquinagem. E para celebrar a intensidade do sentimento que permeia esse parentesco, o dia 26 de julho foi instituído como Dia dos Avós.

No Brasil e em Portugal esta foi a data escolhida para homenageá-los.  Diferentemente do Dia das Mães e do Dia dos Pais, que sempre são em domingos, o Dia dos Avós tem a data fixa, caindo em dias da semana diferentes a cada ano.

Com origens religiosas esta data é também o Dia de Sant’Ana e de São Joaquim. A tradição católica conta que eles são os pais de Maria, e, portanto, os avós de Jesus. Após a festa de São Joaquim ter sofrido várias alterações ao longo dos tempos, no século XX o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho.

A história de Sant’Ana e São Joaquim

Ana e Joaquim eram casados e sonhavam em ter um filho ou uma filha, mas durante vinte anos não obtiveram sucesso – ambos seriam estéreis.

Já com idade avançada, Joaquim jejuou por 40 dias e 40 noites, esperando que Deus o ajudasse a ter um filho. Ana acreditou que o marido tivesse morrido, e orou fervorosamente, pedindo pela vida de Joaquim e para ter um bebê. Anjos então apareceram para os dois, garantindo que eles teriam, sim, uma filha.

Então Ana engravidou, e dela nasceu Maria, e de Maria nasceu Jesus. Por isso, hoje, Sant’Ana é considerada a padroeira das avós. Ela também é padroeira da educação, por ter educado Maria e influenciado na educação de Jesus. Já São Joaquim é o padroeiro dos Avôs.

 

 

 

Compartilhe este conteúdo: