Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Saiba como fazer o descarte correto de medicamentos e materiais perfurocortantes
Não se deve descartar medicamentos e objetos perfurocortantes no lixo comum, no lixo reciclável ou no vaso sanitário
A Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Atenção Primária, está orientando os munícipes sobre o descarte correto de medicamentos vencidos ou sem utilidade e de materiais perfurocortantes como seringas, agulhas, lancetas, entre outros. Para o descarte correto, os produtos devem ser acondicionados em garrafas PET e levados até a unidade de saúde mais próxima.
A secretária da pasta, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, falou sobre a importância do descarte correto destes materiais. “Se descartados de forma errada, no lixo comum, sem qualquer cuidado, podem contaminar o meio ambiente devido aos seus componentes químicos, contaminando o solo e mananciais. Além de serem um risco à saúde se porventura alguém encontrar e reutilizar”, explicou. Ela lembrou ainda que o descarte errado pode causar acidentes aos profissionais que trabalham com coleta.
Recomendações quanto ao descarte
- Não jogue medicamentos e materiais perfurocortantes em lixo comum;
- Não jogue medicamentos em vasos sanitários ou pias;
- Pacientes diabéticos, que fazem uso de insulinas (medicação pela seringa) devem destinar esses materiais corretamente. Caso necessite, buscar orientação na sua unidade de saúde;
- Jamais se deve tentar resgatar algo do coletor (garrafa PET);
- depois de preenchido, o coletor deve ser entregue a uma unidade de saúde próxima, para tratamento e destino adequados.
Esses cuidados evitam acidentes com adultos, crianças, idosos, profissionais da limpeza pública e animais de estimação.