Português (Brasil)

Dia do Psicólogo

Compartilhe este conteúdo:

No dia 27 de agosto é comemorado o dia do Psicólogo(a). Foi nessa data que em 1962 o então presidente da república João Goulart, sancionou a Lei 4.119/62 que regulamentou a profissão de Psicólogo(a) no Brasil. Uma profissão ainda jovem e em constante construção. Porém, era uma comemoração informal uma vez que não havia uma Lei formalizando a comemoração como ocorria com outras profissões. Foi no dia 26 de dezembro de 2016 que a lei nº 13.407, institui a comemoração do Dia do Psicólogo(a), 27 de agosto. A Lei foi sancionada pela Presidência da República e publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia seguinte.

Psicologia deriva dos termos gregos psique (alma - mente) e logos (estudo), ou seja, o estudo da alma humana. A psicologia utiliza-se de métodos científicos e objetivos para entender, explicar e predizer o comportamento humano. Os estudos psicológicos são altamente estruturados. Para exercer a função de Psicólogo(a), o profissional deve ter concluído o curso de ensino superior em Psicologia numa instituição de ensino atestado pelo ministério da Educação e devidamente regulamentado com o conselho de Psicologia, ( Conselho Federal de Psicologia - CFP) , (Conselho Regional de Psicologia - CRP),  que regulamentam a profissão. 

Podemos dizer que onde for necessária a intermediação de um profissional que possa levar o bem-estar psíquico das pessoas, individual ou coletivamente, lá estará um psicólogo(a) pronto para dar sua contribuição. O Psicólogo(a) está presente nas mais diversas áreas de atuação. Além da clássica psicologia clínica, popularizada na figura de Freud e seu divã, existem psicólogos na rede pública de saúde, nas organizações de trabalho, nos esportes, na justiça, nas escolas, nos Lares de Idosos, nos hospitais, nas Forças Armadas, fazendo trabalhos sociais, entre outros. Apesar dessa diversidade a psicologia tem um objetivo principal, proporcionar o desenvolvimento humano.

Em tempos em que a pessoa é influenciada a atingir determinados padrões de perfeição, sucesso e felicidade, que leva à exaustão por exigências de produtividade e em um cenário de fragilidade das relações o psicólogo se torna apoio importante frente as angústias e conflitos resultantes desses processos. Onde houver seres humanos haverá questionamentos, conflitos, trocas de experiências, motivações e desmotivações e nesse contexto o Psicólogo(a) está pronto para incentivar a expressão das emoções, a melhoria do diálogo, do autoconhecimento e do cuidado com a saúde mental e emocional.

Parabéns a todos os psicólogos e psicólogas que diariamente conciliam a experiência de viver consigo mesmo e acolher o outro na organização de seus questionamentos, das possibilidades de ação e da ressignificação de si e seu contexto. Feliz dia do Psicólogo!

Autor

Fernando Braulio Pimentel. Psicólogo:  CRP 08/27411- PR  12/IS-19279-SC

Compartilhe este conteúdo: