Português (Brasil)

Dia do Nutricionista

Data de Publicação: 31 de agosto de 2020 13:53:00

Compartilhe este conteúdo:

No dia 31 de agosto é comemorado o dia do nutricionista, profissão que garante o crescimento e desenvolvimento de um mundo com pessoas mais saudáveis. Para isso convidamos a nutricionista Jaqueline Hack Pinheiro para participar de uma entrevista. Confira!

Por Aline Cardoso

Jaqueline Hack Pinheiro

Atuando há 8 anos na profissão Jaqueline trabalha atualmente na Clínica La Bella e na Prefeitura Municipal de Rio Negro. Ela conta que sua maior motivação para se tornar nutricionista foi a vontade de levar saúde e qualidade de vida para as pessoas “lembro de escolher ser nutricionista quando ainda estava no ensino fundamental, me encantava por tudo que envolvesse alimentação saudável, e principalmente os cuidados com a alimentação da minha avó diabética”.

Com essa intenção Jaqueline diz que o papel do nutricionista vai muito além de um simples cardápio ou dieta “O objetivo principal do nosso trabalho é despertar a mudança de comportamento alimentar nas pessoas, realizando escolhas alimentares mais saudáveis que contribuam para o seu bem-estar físico e de saúde. Tanto na sua casa, como nas refeições feitas fora de casa, no ambiente escolar e em tantos outros que as nutricionistas possuem atuação. Buscamos direcionar os caminhos para a boa saúde dos indivíduos nos diferentes estágios da vida”.

São diversas as áreas em que o nutricionista pode atuar, de acordo com a profissional são elas as possibilidades: nutrição e saúde coletiva, nutrição em esportes ou docência. Também está habilitado a desempenhar as atribuições de gestão de serviços de alimentação e nutrição, unidade de nutrição e dietética hospitalar, terapia nutricional, educação em saúde, exercendo a profissão com plena autonomia.

Segundo Jaqueline o motivo mais comum que as pessoas a procuram é pela busca do emagrecimento “sabemos que uma alimentação equilibrada é a chave para o sucesso do tratamento do excesso de peso. Além disso, a procura por melhora de resultados de exames bioquímicos, tratamento de diabetes e outras doenças crônicas não-transmissíveis. Neste período que estamos vivendo de pandemia, também aumentou a procura por tratamentos que aumentem a imunidade”.

Por isso o papel do nutricionista se faz muito importante na rotina das pessoas e Jaqueline deixa seu alerta aos nossos leitores “Importante lembrar quando buscarem auxílio, que o façam com profissionais devidamente registrados no Conselho Regional de Nutricionistas. Pois são muitos anos de estudo e dedicação que não podem ser trocados por dietas prontas ou conteúdos de internet”, ressaltou.

Sua mensagem final é dedicada aos seus colegas de profissão “deixo meu reconhecimento, por exercerem o seu trabalho com dedicação e amor, disseminando a alimentação saudável e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, finalizou.

Compartilhe este conteúdo: