Português (Brasil)

Governo de SC detalha Plancon para Educação preparando instituições para retorno às atividades

Governo de SC detalha Plancon para Educação preparando instituições para retorno às atividades

Compartilhe este conteúdo:

O Governo do Estado finalizou o Plano de Contingência Estadual para Educação (PlanCon) com o objetivo de preparar as instituições de ensino para o retorno às atividades presenciais em Santa Catarina. O documento foi detalhado para a comunidade escolar na manhã desta quarta-feira, 9, em uma transmissão on-line. As atividades presenciais no estado foram paralisadas em 19 de março e estão suspensas até 12 de outubro. O retorno depende da evolução da doença no estado, porém deve ser opcional e iniciar por alunos do terceiro ano do Ensino Médio e por estudantes com maior dificuldade em assimilar o conteúdo letivo.

O PlanCon estipula oito diretrizes de ações operacionais para o retorno das aulas presenciais, incluindo medidas sanitárias, pedagógicas, de transporte, de alimentação, de gestão de pessoas e de informação e comunicação. Ainda descreve metodologias para o treinamento, capacitação e finanças. O plano foi criado pelo Comitê Estratégico de Retorno às Aulas da Secretaria de Estado da Educação, formado por mais de 15 instituições, e o Comitê Técnico Científico da Defesa Civil de Santa Catarina.

Para facilitar o processo de elaboração do Plano de Contingência Escolar, o Comitê Técnico-Científico da Defesa Civil de Santa Catarina criou um modelo padrão pré-elaborado, chamado PlanCon Edu Escolas. O material inclui um caderno de apoio com perguntas e respostas, que subsidiam a elaboração do plano, e um tutorial de metodologias ativas para contextos extremos, com objetivo de auxiliar os professores em suas atividades pedagógicas.

Na manhã de hoje (10), em uma entrevista em rádio local a Secretária Municipal de Educação Estela Maris Bergamini Machado esclarece que as aulas no município de Mafra não têm data definida ainda para voltar, somente uma previsão “quem definirá o retorno das aulas definitivamente com segurança são as autoridades da saúde”. Segundo a Estela o município de Mafra irá aplicar o Plancon Municipal, reunindo as escolas no dia de hoje para definir o plano e garantir a segurança da volta as aulas.

Compartilhe este conteúdo: