Português (Brasil)

Mafra inicia ações para criação dos comitês escolares que farão parte do Plano de Contingência Municipal para a Educação

Mafra inicia ações para criação dos comitês escolares que farão parte do Plano de Contingência Municipal para a Educação

Reinício das aulas só acontecerá quando autoridades sanitárias considerarem o momento como de total segurança

Compartilhe este conteúdo:

Para tratar da retomada das aulas após a pandemia, a Secretaria de Educação de Mafra reuniu na última quinta-feira, dia 10, os gestores das escolas da rede municipal de ensino. A titular da pasta da educação,  Estela Maris Bergamini Machado,  assegurou que as aulas retornarão à sua normalidade “somente e tão somente quando o Estado e a Secretaria de Saúde confirmarem que as condições sanitárias em Santa Catarina, em relação à COVID-19 permitam  uma volta com segurança para todos”. 

Na reunião com os gestores foram repassadas as ações estaduais e regionais para nortearem o trabalho com as diretrizes de retomada das aulas. Nesse sentido, foram detalhadas as diretrizes sanitárias que envolverão as questões do transporte escolar, da alimentação escolar, as diretrizes pedagógicas e da gestão de pessoas. 

Também foi debatida a criação das comissões escolares, onde cada escola vai elaborar seus próprios protocolos, com base no Plano de Contingência Municipal, no que couber a cada estabelecimento, ajustando às suas especificidades. Esses protocolos serão posteriormente submetidos à análise e validação do Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de COVID-19. 

Retorno seguro

A secretária falou da apresentação do Plano de Contingência Estadual para a Educação - Plancon, apresentado aos catarinenses na última quarta-feira, dia 9 de setembro. Representado por mais de 15 instituições, o plano apresenta várias diretrizes de trabalho para garantir uma volta às aulas presenciais com total segurança.  “Com base nesse plano estadual iniciamos a fase de preparação e formação para a criação do Plancon municipal e dos comitês escolares para criação de protocolos específicos de trabalho”, declarou.

Ela reiterou que as aulas na rede municipal de ensino de Mafra somente voltarão a acontecer na forma presencial, quando as autoridades sanitárias e de saúde do Estado considerarem que o momento permite essa retomada com total segurança.

Compartilhe este conteúdo: