Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Na manhã de hoje (22) Santa Catarina registrou -4ºC em algumas regiões
Data de Publicação: 22 de setembro de 2020 14:46:00 Nesta terça-feira (22) a serra catarinense teve registro de temperaturas negativas
O último amanhecer do inverno trouxe clima gelado para os catarinenses, especialmente na Serra, onde foram registradas temperaturas negativas e geada em algumas regiões.
Foto: Mycchel Legnaghi
A primavera de 2020 para o Hemisfério Sul começou nesta terça às 10h31 (horário de Brasília) e vai até as 7h de 21 de dezembro com previsão de chuva na maior parte do país.
Por volta das 6h desta terça-feira (22), fez -4,2ºC em Bom Jardim da Serra, segundo uma das estações meteorológicas monitoradas pela Epagri/Ciram.
De acordo com o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, em São Joaquim, na Serra, teve geada e foi registrado -1,3ºC por volta das 6h. Em outras cidades da região, como estava nublado, as temperaturas ficaram entre 1ºC e 2ºC.
Foto: Mycchel Legnaghi
Foto: Mycchel Legnaghi
Foto: Mycchel Legnaghi
Previsão para a primavera
Hoje (22) marca o início da primavera que vai até 21 de dezembro. A amplitude térmica do primeiro dia de primavera deve ocorrer também ao longo da estação, com amanhecer frio e tardes quentes. Promete tempo instável para os próximos três meses em Santa Catarina.
Por causa da influência do fenômeno La Niña, os catarinenses poderão passar dias consecutivos sem precipitações. Porém, mesmo com a previsão de chuvas quase abaixo da média climatológica, quando houver chuva pode ser acumulada e em curto intervalo de tempo. As informações são da Epagri/Ciram, que recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site em função da instabilidade do tempo.
Além disso, a primavera aumenta a incidência de temporais acompanhados de ventania e granizo em Santa Catarina. Em setembro, o acumulado de chuva varia de 110 a 130 mm no Litoral, de 130 a 170 mm no Planalto (Norte e Sul) e de 150 a 210 mm no Oeste e Meio-Oeste. Em outubro, boa parte dos municípios catarinenses registra a maior precipitação do trimestre, com acumulados de 210 a 280 mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180 mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui no estado, com valores de 130 a 180 mm, em média.
Foto: Mycchel Legnaghi