Português (Brasil)

O Brasil possui, segundo o IBGE, 677 cidades com mais de 50.000 habitantes.

O Brasil possui, segundo o IBGE, 677 cidades com mais de 50.000 habitantes.

Deste total, Mafra está entre as cinco que mais se destacam no combate à Covid-19

Compartilhe este conteúdo:

   Deste total, Mafra está entre as cinco que mais se destacam no combate à Covid-19, apresentando as menores taxas de óbitos acumulados desde o início da pandemia. Os números, relativos ao dia 14 de outubro de 2020, foram compilados do site susanalitico.saude.gov.br.

 

 

Para estabelecer um comparativo entre cidades de populações diferentes, o Ministério da Saúde calcula o número de óbitos por 100 mil habitantes. Assim, três óbitos de um município como Mafra, com 56.292 habitantes, são equivalentes a nove óbitos de um município como Guarapuava, com 181.504 habitantes. O total de óbitos dos dois municípios, dentro da proporção para 100 mil habitantes, é equivalente a cinco. 

O Ministério também estabelece esta mesma média para os estados, sendo que Santa Catarina apresenta uma média de 41 óbitos por 100 mil habitantes, e também para o Brasil, que tem uma média de 71 óbitos por 100 mil habitantes. Estes números mostram o quanto a taxa de óbitos de Mafra é inferior às médias estadual e nacional. 

Este relevante desempenho do município é fruto de uma combinação de esforços. Por um lado, o trabalho da administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, que trouxe, desde o início, ações preventivas, de busca precoce e de tratamento, com destaque para o comprometimento dos profissionais de saúde que atuam em Mafra. Por outro lado, o empenho da iniciativa privada, que trouxe doações e contribuiu para garantir a segurança e a prevenção desta doença. E, por fim, a fundamental participação da população mafrense, que adotou em seu dia a dia os protocolos sanitários de segurança como o uso de máscaras, a higienização das mãos e distanciamento social.

#covid19

Compartilhe este conteúdo: