Português (Brasil)

Confira a entrevista com Vicente Saliba, candidato a prefeito de Mafra

Confira a entrevista com Vicente Saliba, candidato a prefeito de Mafra

Data de Publicação: 30 de outubro de 2020 15:45:00 O Diário de Riomafra traz em suas próximas edições até a eleição que ocorrerá no dia 15 de novembro, os candidatos a prefeito de Mafra e Rio Negro para uma entrevista em que responderão perguntas sobre suas propostas de governo. Confira!

Compartilhe este conteúdo:

Candidato a prefeito de Mafra, Vicente de Paulo Bezerra Saliba, 57 anos e idade, médico, partido: PSL. Acompanhe a entrevista: 

- O que mais te motivou a se candidatar a prefeito (a) de Mafra?

Tanto na medicina que exerço, como na política a motivação de fazer o bem, de servir ao próximo é uma realidade. Acredito que a experiência de 2 mandatos como vereador e 1 como vice-prefeito me dão uma base importante para bem exercer o mandato de prefeito sabendo ouvir as necessidades da população e dando uma resposta efetiva com ações que impactem positivamente a vida das pessoas.

- Em relação a economia local, qual seria a proposta para poder alavancar a situação do comércio depois da decaída que ocorreu devido a pandemia da Covid-19?

Nossa proposta de intervenção na economia abrange várias esferas. Atrair novas empresas e valorizar as já instaladas aqui através da remissão de impostos municipais fazendo uma parceria em que juntos daremos novas oportunidades para quem perdeu emprego neste período ou quem quer ingressar no mercado de trabalho; ofertando também cursos profissionalizantes e que capacitem nossa gente para preencher postos que surgirão, ou os que estão ociosos muitas vezes por falta de qualificação e experiência é um exemplo do que faremos por nossa economia. Acredito que o melhor incremento para o comércio local é ter emprego e renda pra população, com este poder de compra o comércio é diretamente beneficiado.

- Em sua visão quais os pontos positivos do município de Mafra e o que poderia ser melhorado? E se tem algum projeto que não exista na cidade e poderá ser aplicado, de que forma?

Mafra se localiza num entroncamento rodoferroviário, próxima das duas maiores cidades do PR e SC (Curitiba e Joinville).  Temos uma boa estrutura de saúde com a Maternidade Dona Catana Kuss,  referência neonatal, e o Hospital São Vicente de Paulo, um hospital de primeira categoria, referência em várias especialidades em nossa região. Oferecemos  leitos de UTI para adultos e recém nascidos. Somos também um polo educacional que oferece desde o ensino infantil até o ensino superior. Falando ainda de saúde, um projeto que vamos atrásjunto ao governo do Estado com muita fibra para tornar realidade é o de transformar nossa Maternidade Dona Catarina Kuss em Hospital Materno-Infantil para que nossas crianças não precisem sair da cidade para internamentos ou cirurgias, faremos tudo aqui porque sabemos que a recuperação de uma criança se dá mais rapidamente junto aos seus familiares por isso a importância do tratamento aqui trazendo maior conforto para a família e menor custo para o município. Vamos tornar Mafra um polo de saúde.

- No pós-pandemia, se houver possibilidade de investimentos qual seria sua prioridade para aplicar os recursos da cidade? Por quê?

Há muita coisa importante a ser feita, por isso mesmo elencamos nossas 17 metas. É impossível falar só de uma prioridade em um município tão plural. Mas como devo falar de uma, vou falar do saneamento básico que é uma questão urgente também de saúde pública. Vamos revisar o contrato já expirado com a CASAN, refazer um bem feito e detalhado  em que contemple de maneira clara tudo que deve ser entregue em prazos determinados. Este é um investimento bastante alto que exige grande competência e articulação política que nós temos com os governos estadual e federal para que se consiga estes recursos.

- O trânsito em nossa cidade está caótico, em horários de picos não consegue estacionar, qual sua ideia para solucionar isso, e como seria o projeto? Fale sobre estacionamento rotativo e um calçadão central É preciso um estudo e novo planejamento urbano para curto, médio e longo prazo porque só Mafra hoje tem mais de 42 mil veículos. Implantaremos o estacionamento rotativo após ampla discussão com todos os interessados (lojistas, moradores, etc) na área central da cidade resolvendo assim o problema das vagas. A implantação de novos semáforos em pontos estratégicos como por exemplo na Vila Nova, criar corredores inteligentes para desafogar as principais vias, integrar o sistema de transporte coletivo com um terminal urbano  para pagamento de passagem única com sincronia de horários entre as várias linhas são algumas das ações que serão feitas em nosso governo.
Nosso governo será democrático por isso a implantação de um calçadão central será tema de audiências públicas levando em consideração a vontade e necessidade de todos.

- Em sua opinião o antigo prédio da prefeitura deveria ser reformado, ficaria onde está ou deverá ser construído uma nova sede. Explique de que forma.

Das nossas 17 metas, a número 1 é exatamente essa. A prefeitura tem casa! Com o dinheiro que está sendo gasto em aluguel vamos reformar e revitalizar o prédio para que voltemos ao nosso Paço Municipal.

-Devido o covid-19 as aulas presencias foram suspensas. O que você acha que deverá ser feito para que os alunos não sejam prejudicados?

Teremos um plano pedagógico de recuperação da educação em parceria com a Secretaria da Assistência Social através do CMDCA para todos os alunos da rede municipal. Vamos buscar a melhoria do IDEB através da formação e capacitação dos professores garantindo também a conservação e melhorias na área física das escolas principalmente com a manutenção destas na área rural com internet de qualidade, computadores, etc.

- Se você for eleito, qual a primeira ação que você vai executar quando estiver na prefeitura? Explique o que, e de que forma.

A primeira ação é organizar e estruturar o governo para que seja excelente em todas as áreas. Eu não sei tudo, não entendo de tudo portanto colocar as pessoas certas nos lugares certos será o primeiro e o mais importante passo para 4 anos de progresso e boas realizações.

- Deixe uma mensagem porque o eleitor deverá votar em você.

Penso que a independência e a honradez deve ser os pilares de qualquer gestor público. Ideias boas tenho certeza que todos temos, apenas o que nos diferencia é de como as colocaremos em prática.    Me sinto preparado para administrar nosso município pelo conhecimento da máquina pública e de como acessar, através de bons projetos, dinheiro que está a disposição dos municípios. Tenho muita humildade em reconhecer minhas limitações em algumas áreas, mas me cercarei de pessoas boas e técnicas para dar respostas às demandas. Meu vice Witinho, é uma pessoa preparada, temos grande afinidade e encontro de ideias. Creio que o nosso diferencial é este, atitude para governar e coração para ouvir.

 

 

 

 

Compartilhe este conteúdo: