Português (Brasil)

Confira a entrevista com Celso José Strobel, candidato a prefeito de Mafra

Confira a entrevista com Celso José Strobel, candidato a prefeito de Mafra

Data de Publicação: 13 de novembro de 2020 10:44:00 O Diário de Riomafra traz em suas próximas edições até a eleição que ocorrerá no dia 15 de novembro, os candidatos a prefeito de Mafra e Rio Negro para uma entrevista em que responderão perguntas sobre suas propostas de governo. Confira!

Compartilhe este conteúdo:

Candidato a Prefeito de Mafra - Celso José Strobel,  61 anos de idade, Gestor Aposentado – Caixa Econômica Federal, partido MDB. Acompanhe a entrevista: 

- O que mais te motivou a se candidatar a prefeito (a) de Mafra?

Trabalhei,38 anos na CAIXA, maior instrumento de políticas públicas do Governo Federal, O Banco do Município. Atuei mais de 35 anos como Gestor, me aposentando em 29/11/2019, como Gerente Geral da Agência Mafra.
Destaca-se os 20 anos, de atuação na Superintendência Regional ,sendo 10 deles, como Gerente Regional de Governo, atuando junto às 27 prefeituras, da região norte do estado, incluindo a de Mafra, na gestão de programas sociais/habitacionais, convênios e contratos do Governo Federal, e Regimes Próprios de Previdência – RPPS, possibilitando uma visão estratégica e diferenciada da Gestão Municipal, o que permite a implementação de boas práticas de gestão, junto ao município de Mafra.

- Em relação a economia local, qual seria a proposta para poder alavancar a situação do comércio depois da decaída que ocorreu devido a pandemia da Covid-19?

Felizmente Mafra, pela força do seu Agronegócio que segundo dados da AMPLANORTE, nosso comércio de uma forma geral, teve reflexos menores que cidades com bases industriais mais fortes, mas temos também sérios reflexos a serem enfrentados. As entidades que representam este segmento, tem buscando preservar atividade econômica,  sem no entanto ignorar os protocolos de saúde, que tal situação requer, até que se tenha uma solução definitiva(vacina) para esta doença. Nós enquanto Prefeitura, cabe em conjunto com estas entidades, adotar as medidas de incentivo, visando a manutenção, equilíbrio e incremento da atividade econômica.

- Em sua visão quais os pontos positivos do município de Mafra e o que poderia ser melhorado? E se tem algum projeto que não exista na cidade e poderá ser aplicado, de que forma?

Temos vários pontos positivos, destacaria a posição estratégica e logística do município, que tem incentivado a vinda de empresas;  bem como a força  do Agronegócio, 3º do Estado e que representa em torno  de 65%, da nossa atividade econômica.

Temos vários projetos, neste sentido, mas destacamos dois: a unificação de 02 secretarias e criando a Secretaria do Agronegócio, bem como a revitalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

- No pós-pandemia, se houver possibilidade de investimentos qual seria sua prioridade para aplicar os recursos da cidade? Por quê?

      Saúde, Educação e Assistência Social, dispõe de recursos orçamentários específicos. Saneamento Básico, após revisado o plano de Saneamento, será elaborado edital, aberto a empresas, incluindo a CASAN, que dispõe das condições técnicas e de capital, para operar e fazer os investimentos, estimados hoje em R$ 79 milhões, sendo  21 milhões em água e 58 milhões em esgotamento sanitário( este valor é revisado a cada 4 anos), até 2033, conforme estabelece o Marco Regulatório 2033, sendo 90% esgoto, coletado/tratamento e 99% da água servida a população, sendo potável.

Os recursos disponíveis, notadamente os oriundos da reforma administrativa que estamos propondo(redução de Secretarias/Cargos comissionados), serão canalizados preferencialmente para obras de pavimentação urbana e manutenção da estradas de interior, que hoje perfazem cerca de 3.000 KM e que necessitam de manutenção permanente, para atendimento ao nosso homem do campo.

- O trânsito em nossa cidade está caótico, em horários de picos não consegue estacionar, qual sua ideia para solucionar isso, e como seria o projeto? Fale sobre estacionamento rotativo e um calçadão central.

A implantação do estacionamento rotativo, será prioridade em nosso governo, pois não visualizamos outra alternativa, no sistema de trânsito que possa resolver esta situação.

O modelo e forma de implantação deste estacionamento, terá que ser estudada, mas requer urgência, pois sem ele, muitos usuários de automóvel, deixam seus veículos estacionados durante o dia todo, impossibilitando o uso racional dos espaços.

Quanto à implantação de um calçadão central, a exemplo do que existem em outras cidades, entendo ser uma boa alternativa, que além melhorar os espaços de circulação da área central, melhorando o aspecto visual da cidade, trará reflexos positivos para o comércio, dessa área.  

- Em sua opinião o antigo prédio da prefeitura deveria ser reformado, ficaria onde está ou deverá ser construído uma nova sede. Explique de que forma.

Não tenho dados técnicos suficientes para uma tomada de decisão, quanto a este assunto, mas pelo percebo as condições atuais do imóvel, além da questão de acessibilidade dificultam o retorno das atividades da Prefeitura para este local. Penso que tão logo as condições financeira permitirem, deva-se construir uma nova sede para a Prefeitura e para Câmara de Vereadores, hoje, também em imóvel antigo, de difícil conservação e sem acessibilidade. Na minha opinião, pela questão de acesso e facilidade de estacionamento, um dos bairros, que seria uma boa alternativa, seria o Bairro Jardim América. Quanto as atuais instalações, da Prefeitura, ser reformado e utilizado para outra finalidade, como por exemplo Museu, ou atividade realizada em unidade locada.

- Devido o covid-19 as aulas presencias foram suspensas. O que você acha que deverá ser feito para que os alunos não sejam prejudicados?

Até que seja possível o retorno ao ambiente escolar,  e para que o processo educacional, não seja interrompido, disponibilização aula-online, material de apoio aos alunos, acompanhamento in-loco, de  acordo com a necessidade do aluno, levando-se em consideração também, a questão psicossocial, bastante afetada em função da pandemia.

- Se você for eleito, qual a primeira ação que você vai executar quando estiver na prefeitura? Explique o que, e de que forma.

Se eleito, em conjunto com a atual gestão, instalaremos uma comissão de transição, para avaliar a situação atual da Prefeitura e definir ações e medidas no sentido de evitar e descontinuidade dos serviços. Tão logo tenhamos tomado posse, faremos o encaminhamento a Câmara de Vereadores, para aprovação da Reforma Administrativa, com redução de Secretarias e cargos comissionados, bem como outros atos, julgados pertinentes e necessários.

 - Deixe uma mensagem porque o eleitor deverá votar em você.

A experiência de mais de 35 anos como gestor CAIXA,  mais de 10 anos como Gerente Regional de Governo, junto a 27 municípios, que me deu um vasto conhecimento da gestão municipal,  habilidade na gestão de grandes equipe, com expressivos resultados, a honestidade e integridade demonstradas em mais de 60 anos de vida: além da pré-disposição, mesmo sendo aposentado, não tendo objetivo de poder, ou questão financeira,  Ter se colocado à disposição no sentido, de contribuir para com o meu Município.   

Compartilhe este conteúdo: