Português (Brasil)

Dezembro Laranja: campanha de prevenção ao câncer de pele

Dezembro Laranja: campanha de prevenção ao câncer de pele

Data de Publicação: 11 de dezembro de 2020 14:22:00

Compartilhe este conteúdo:

Por Aline Cardoso

O Dezembro Laranja é uma iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Este câncer que é o mais comum entre homens e mulheres, porém, se tratada desde o início a chances de cura são de 90%. Segundo o médico oncologista clínico Bruno Batista “o principal fator de risco para desenvolvimento de câncer de pele é a exposição solar prolongada e sem proteção adequada”, afirmou. Dr. Bruno atende atualmente no Centro de Oncologia do Paraná (Oncoville), ele que é ex aluno da escola CEMMA de Mafra e antigo Colégio São José de Rio Negro cedeu entrevista sobre o tema ao Diário Entrevista dessa semana. Confira!

Dr. Bruno Batista

- Existe alguma idade ou perfil de pessoas que estão mais sujeitas a ter a doença?

Os idosos são mais afetados, principalmente pela exposição ao longo da vida. Trabalhadores rurais são mais acometidos por exposição ao longo da vida. Na época não havia protetores solares e informações para diminuir esse risco. Além disso, a melanina, proteína que confere pigmentação da pele, diminui o dano dos raios ultravioletas do sol. Por esse motivo pessoas com pele clara, especialmente descendentes de europeus estão mais sujeitos a desenvolver essa doença

- Quais as regiões mais comuns do corpo para a aparição do câncer de pele?

As áreas mais comuns são aqueles com exposição contínua, prolongada e sem proteção. Como o rosto, braços, mãos, couro cabeludo, tórax e pernas.

- Quais os tipos de câncer de pele?

Existem basicamente os tumores carcinomas e melanoma.

  1. Os carcinomas sãos tumores que se apresentam como lesões ulceradas (feridas) que em geral não cicatrizam e sangram. A exposição solar contínua e por muitos anos é a principal causa dessa doença. Os locais mais comuns são a face, incluindo lábios, pálpebras e orelhas.
  2. Melanoma são tumores mais agressivos que na maioria das vezes se apresentam como manchas de coloração preta. Podem aparecer em qualquer lugar do corpo. São relacionados a exposição solar intensa que causam queimaduras que deixam a pele vermelha ou levantam bolhas. Podem produzir metástases e necessitam de cirurgia mais extensa que os carcinomas.

- Quando suspeitar da doença e como prevenir?

Qualquer lesão nova na pele deve ser investigada. As que mais chamam atenção são feridas que sangram e não cicatrizam. Manchas pretas e irregulares. Uma vez identificado uma mancha ou ferida nova, ou mesmo uma verruga, é recomendado procurar atendimento médico. Por vezes ainda é necessário encaminhamento para médico especialista que já faça o tratamento mais adequado.

Frente a uma lesão suspeita é necessário procurar atendimento o mais breve possível com intuito para aumentar ao máximo as chances de cura apenas com a cirurgia. Por esse motivo uma forma importante de prevenção é fazer o autoexame da pele.

A melhor maneira para impedir que esses tumores apareçam é utilizando protetor solar com fator de proteção ao menos de 30, aplicando fator 50 no rosto (se possível). Atualmente existem roupas com fator de proteção solar incorporado no tecido, sendo altamente recomendável uso para pessoas que precisam trabalhar ou se expor ao sol como os trabalhadores rurais.

  

- O sol é muito necessário para nossa saúde, principalmente por conta da vitamina D. Porém se não ter o cuidado necessário no momento em que estiver em exposição ele se torna um grande fator para o aparecimento de um câncer de pele. Quais as recomendações quando ficar exposto ao sol?

O sol é um importante fator para saúde, incluindo a produção de vitamina D que diminui a chance de osteoporose. Mas não apenas isso, pode contribuir para outros fatores, como melhora na qualidade de sono, diminuição de depressão, equilíbrio de funções imunes (imunidade celular) e cardiovasculares.

Dessa forma não podemos encarar o sol como vilão, e sim como um amigo que por vezes é inconveniente. Devemos saber dosar a quantidade diária e se expor sempre em horários adequados, evitando o horário das 9 as 15h. O tempo necessário é 30 a 60 minutos por dia. 

- O mês de dezembro é marcado pela campanha de prevenção ao câncer de pele, o Dezembro Laranja. A data foi criada em dezembro justamente pela chegada do verão? Qual a importância dessa campanha?

O câncer de pele é o tumor mais frequente no Brasil, com cerca de 176.000 casos novos no ano de 2020. Essa campanha foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia há 7 anos e tem como objetivo conscientizar a população para o câncer de pele. É realizada no mês de dezembro, época do ano que a muitas pessoas planejam férias e por esse motivo estão mais expostas ao sol. Além de ser um momento em que existe mais tempo de luminosidade e com mais intensidade solar.

- Gostaria de deixar alguma mensagem aos nossos leitores?

O Câncer de pele é uma doença altamente curável, desde que seja realizado o diagnóstico de maneira precoce. É fundamental que as pessoas continuem se cuidando e procurando ajuda mesmo nessa época de pandemia. Mesmo que estejamos distantes e recolhidos em nosso lar, devemos continuar observando sinais e problemas em nosso corpo. Com certeza a pandemia do COVID-19 irá passar, mas até lá não podemos nos esquecer asa outras doenças como o câncer, que sabidamente, são mais graves que o coronavírus.

Compartilhe este conteúdo: