Português (Brasil)

Técnico de enfermagem conta a experiência de ter sido um dos primeiros profissionais a ser vacinado contra covid-19 em Mafra

Técnico de enfermagem conta a experiência de ter sido um dos primeiros profissionais a ser vacinado contra covid-19 em Mafra

Data de Publicação: 8 de fevereiro de 2021 14:49:00

Compartilhe este conteúdo:

Técnico de enfermagem Fernando Pilati

A vacinação contra covid-19 no município de Mafra teve início no dia 20 de janeiro, em que profissionais da saúde foram os primeiros imunizados. Por isso, convidamos para uma entrevista o técnico de enfermagem Fernando Pilati, ele que foi um dos profissionais da UPA do Jardim América a ser imunizado com a primeira dose da vacina. Fernando tem 24 anos de idade, trabalha na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim América e no setor de urgência e emergência do Hospital São Vicente de Paulo. Ele diz que já percebe uma grande mudança no cenário da Covid-19 nos locais onde trabalha e que considera uma vitória a vacina. Confira!

- Quando você soube que seria uma das primeiras pessoas a serem vacinadas? Qual foi a sensação?

Quando eu soube q seria um dos primeiros foi um mix de emoções. Primeiro pela alegria em saber que todo o trabalho prestado durante a pandemia estava sendo reconhecido, e também um pouco de nervosismo pelo momento em si.

- Por trabalhar na linha de frente no combate a essa doença, como você avalia o cenário que estamos vivendo agora, com a vacina já sendo aplicada nos primeiros grupos?

Trabalhando na linha de frente, seja na UPA ou no Hospital São Vicente de Paulo vejo uma diminuição significativa dos casos positivos. Não sei se é a relação com a vacina, porém isso já é uma vitória. Até mesmo pelos profissionais que já estavam esgotados no atendimento a Covid. Espero que logo toda população seja vacinada.

- Você teve algum efeito colateral ou reação após ter se vacinado? Quando está previsto a segunda dose?

Não tive nenhum efeito colateral da vacina absolutamente nada. Porém minha esposa que também é profissional de saúde, é técnica em enfermagem, após a primeira dose apresentou vermelhidão no local da vacina, dores de cabeça e febre. Acredito que varie muito de pessoa para pessoa e de organismo para organismo.

- Você acredita na vacina? Por que?

Acredito sim nessa vacina. Muitos estudos e muito investimento para chegar até essas vacinas então acredito sim que essa vacina seja o início de um fim desse filme de terror que vivemos.

- Na sua visão qual a importância das pessoas se vacinarem?

Na minha visão todos devem se vacinar. Pelo simples motivo de dar um basta nessa doença e também para valorizar todos os profissionais de saúde que já estão exaustos. É de suma importância que todos se vacinem que esqueçam um pouco de questões políticas. Se protejam assim protegerão seus familiares também

- Gostaria de deixar alguma mensagem aos nossos leitores?

A mensagem que eu queria deixar é que a vacina chegou, porém ainda não chegou a toda população então continuem mantendo os cuidados e prevenção. Nós da linha de frente agradecemos muito. E que essa vacina chegue o mais rápido possível a todos.

Compartilhe este conteúdo: