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Comprometimento dos colaboradores

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Por diversas vezes empresários de todos os portes reclamam para mim de suas equipes: - Rodrigo, o que eu faço? Tento fazer as coisas certas, inovar, motivar e parece que tem alguns que sempre são do contra.
É comum ver colaboradores que atendem mal os clientes, não obedecem os patrões e às vezes até “puxam seu tapete”.
A responsabilidade do desenvolvimento da equipe sempre recai sobre o líder. Walter Bruckart cita cinco fatores principais neste quesito:
- Alta avaliação das pessoas: questão de atitude; ninguém fará se você não decidir.
- Alto comprometimento com as pessoas: questão de tempo com eles;
- Integridade nos relacionamentos: questão de caráter;
- Padrão de relacionamentos com as pessoas: questão de estabelecimento e cumprimento de metas - o combinado nunca sai caro e evita desculpas e manipulações, mantendo assim a aproximação;
- Influência positiva: questão de liderança - o líder vai na frente, mostrando o caminho para os demais.

Fazer uma autoanálise é questão de inteligência para um líder. Melhor do que negligenciar suas falhas e continuar errando e pior, colocando a culpa da equipe. 

Só há uma coisa pior do que treinar seus colaboradores e eles partirem. É não treiná-los e eles ficarem. 
Henry Ford.

Nobre abraço.

Autor

Rodrigo Rafael Valentini é Diretor CEO da Nobre Treinamentos, especialista em liderança, formado em Administração de empresas com ênfase em Marketing pela Univali, especialista em vendas e desde 1997 é envolvido e atua no ramo de desenvolvimento pessoal e profissional. 

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