Português (Brasil)

Entenda a importância do uso do protetor solar

Entenda a importância do uso do protetor solar

Data de Publicação: 19 de março de 2021 15:04:00

Compartilhe este conteúdo:

Em um país tropical como o Brasil, o sol consiste no principal agente causador do tumor maligno de pele. Este tipo de câncer é o mais frequente no país e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados. O uso regular do filtro solar é uma medida fundamental para a prevenção do câncer de pele. O produto deve ser aplicado diariamente e reaplicado a cada 3 horas tanto no rosto quanto nas áreas corporais que ficam expostas ao sol.

O filtro solar deve começar pela seleção do fator de proteção solar (FPS) que indica o quanto o produto é efetivo na proteção da pele contra os raios UVB, associada ao câncer de pele. Atualmente as embalagens especificam também o PPD (Persistent Pigment Darkening) para quantificar a proteção oferecida por um protetor contra a radiação solar UVA, responsável pelo fotoenvelhecimento cutâneo e surgimento das manchas. Este valor deve ser de 1/3 do valor do FPS. Pessoas com a pele morena devem usar no mínimo FPS 15, embora o mais recomendado de forma geral seja acima do FPS 30. As de pele muito clara recomendo fatores de proteção mais alto, como o FPS 60. O mesmo conselho vale para quem vai ficar muito tempo exposto ao sol, como os turistas do Araguaia. E principalmente para pessoas com alguma doença que piora com os raios solares ou tiveram câncer de pele.

O protetor solar não é recomendado para bebês de até 6 meses de idade, pois existe o risco de absorção dos componentes do produto por meio da pele. Nesta idade, recomenda-se proteção com roupas e chapéus e evitar exposição solar entre 10h e 16h. Crianças têm mais risco de desenvolver irritação pelas substâncias químicas componentes do protetor solar. Por isso, os pequenos devem usar protetor solar infantil, chamados de protetores físicos, a fim de evitar dermatite de contato.

A quantidade de protetor solar indicada para cada parte do corpo é: uma colher de chá do produto no rosto, no pescoço e na cabeça; uma colher de chá para a parte da frente do tronco e outra para a parte de trás. Essa é a recomendação quando há exposição solar recreativa, quando ficamos com uma maior parte do corpo exposta. É uma dica importante para quem está indo para os rios goianos nesta época do ano.

 

Autora

Gabriela Ferreira é farmacêutica, doutora em Ciências da Saúde, pós-doutora em Engenharia e Ciência dos Materiais e pós-doutora em Farmacologia. Atualmente é pesquisador convidado do Instituto Ânima, professora presencial e online da Sociedade Educacional de Santa Catarina (UniSociesc) e Grupo Ânima, respectivamente. Coordenadora do curso de Biomedicina da UniSociesc de São Bento do Sul/SC. Tem experiência na área de Bioquímica, Farmacologia e Biomateriais.

 

Compartilhe este conteúdo: