Português (Brasil)

Junho Violeta: mês contra violência a pessoa idosa

Junho Violeta: mês contra violência a pessoa idosa

Para saber mais sobre o assunto confira a entrevista com a presidente do Conselho Municipal do Idoso de Rio Negro Istael de Fátima Domingues!

Compartilhe este conteúdo:

Por Aline Cardoso

O Junho Violeta é um mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa. No dia 15 de junho também é lembrado como Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Pensando nisso a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), através do Conselho Municipal do Idoso de Rio Negro (COMID) lançou a campanha para a conscientização e apoio a pauta. A ação também tem a parceria do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). Para saber mais sobre o assunto confira a entrevista com a presidente do Conselho Municipal do Idoso de Rio Negro Istael de Fátima Domingues!

- Vamos começar falando sobre a campanha “Junho Violeta” que a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), através do Conselho Municipal do Idoso de Rio Negro, lançou neste mês. Conte mais sobre essa campanha presidente.

No dia 15 de junho é lembrado o Dia da conscientização contra a violência dos idosos como o mês todo conhecido como “Junho Violeta”. Veio ser institucionalizado há alguns anos, no Brasil, para que seja um alerta.

- Quais as diferentes formas de abuso e violência contra as pessoas com idade acima dos 60 anos?

No Brasil, pelas estatísticas é a financeira, a maior. Mas existe a negligência familiar, alimentar, abuso sexual, patrimônio e a financeira. São vários tipos de abuso. Existem vários fatores.

- Como proceder quando é percebido algum tipo de violência contra o idoso?

Normalmente, ele acontece dentro do âmbito familiar. Para ajudar esse idoso, seja denúncia de vizinhos, de amigos e de família ele pode ser feito pelo disque *100, que é um canal que você liga, dá o endereço e a denúncia já é encaminhado o Ministério Público do município. Você não precisa se identificar, mas vai ficar registrado e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) recebe diretamente também. Essa ligação e esse comunicado também são feitos por e-mail. Depois vai ser feito a visita no local para apurar a denúncia e tomar as devidas providências. A maioria dos agressores são da família, também tem a as famílias que possuem dependentes químicos, que é bem ocorrente.

- Como foi falado, os principais agressores muitas vezes são do convívio familiar. Quando isso acontece para onde vai esse idoso?

Primeiro é feito uma análise da situação. A princípio ele tem que continuar no seu ambiente familiar. O CREAS faz os encaminhamentos quando precisa ser afastado desse ambiente, então ele é quem que faz esse trabalho junto com o Ministério Público no município. Tem todo um protocolo. Nós também temos o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que trabalha com as comunidades e com os idosos.

- Qual o papel desenvolvido pelo Conselho Municipal do Idoso, com essas pessoas idosas que são vítimas de violência?

O Conselho Municipal do Idoso de Rio Negro, ele foi instituído em 2015 e hoje ele tem o conselho formalizado, tem o fundo que é as ações que o município tem a cumprir com o idoso. A gente vota e faz o plano de três em três anos para que dentro das secretarias, seja priorizado os idosos, seja no trabalho da educação com as crianças, na assistência, na saúde, seja na própria administração pública, com a rua asfalta, acessibilidade.

A cada três anos é feito esse trabalho e a gente consegue estar planejando ações para esse idoso. Hoje, nós temos nove grupos da terceira idade. E eles fazem parte também conselho. Ouvimos eles para as ações que eles necessitam no dia a dia.

A característica deles principalmente das associações, é que eles gostam de bingo, baile, e essas atividades. Mas temos a parte de casa também, né? As denúncias de abuso e violências. Trabalhamos com o lar do idoso, O sagrado coração de Jesus, que também faz parte do conselho. Nós temos o fundo que vem para o município e para o conselho, através do Estado e da União e do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas que podem depositar direto no fundo para ajudar nessas ações.

- Qual a importância desse idoso ter um acompanhamento e apoio? Como isso pode ser feito?

No CREAS, nós temos a equipe, né? Assistente social, o psicólogo e quer atender esse idoso, né? lhes vão acompanhá-lo pra dar segurança a situação, né? Seja o motivo da situação que gerou essa denúncia, né? E atingiu o foco do problema.

- A população idosa é um grupo bastante vulnerável, não apenas pelas limitações físicas, dependência familiar, perda de autonomia e até mesmo por preconceito. E as veze ele não consegue por si próprio pedir ajuda, então é muito importante que as pessoas ao redor desse idoso fiquem atentas.

Sim, isso é muito importante. O disque *100 está disponibilizado, o CREAS também pelo telefone 3642-0978, e da nossa secretaria 3642-3349. Vocês podem estar entrando em contato, pedindo visitas das nossas equipes. A secretária Eliane disponibiliza isso também para que a gente consiga atender esse munícipe da melhor forma possível, na sua necessidade, seja o de abandono, violência. Para que ele seja inserido na sociedade, principalmente em tempos de pandemia.

No ano de 2020, tivemos 40 casos que foram apurados pelo CREAS que sempre está trabalhado para que esse idoso fique no vínculo familiar, que é mais importante. Mas quando não tem outro jeito aí é visto outros meios. Alguém que possa estar atendendo.

Na pandemia conseguimos trabalhar junto com o conselho, de forma remota, fazendo as nossas reuniões e nossas pautas para que as ações continuassem de toda forma. O trabalho do conselho do idoso é propiciado para pros próximos anos no município de Rio Negro porque a a faixa etária está virando, então nós teremos um maior número de idosos nos municípios. Precisamos de políticas públicas que atinjam esses idosos, que melhora sua qualidade de vida, acessibilidade nos lugares. Essa é a uma das missões. 

Acesse também a entrveista em nosso youtube: 

Compartilhe este conteúdo: