Português (Brasil)

Implante dentário: dúvidas frequentes

Implante dentário: dúvidas frequentes

A Oral Unic de Mafra é uma clínica especializada em implantes dentários e o dentista avaliador da clínica Luis Felipe Erdmann vai tirar todas as dúvidas sobre o procedimento. Confira!

Compartilhe este conteúdo:

Por Aline Cardoso

O tratamento com implantes dentários tem sobretudo o objetivo de restabelecer a função mastigatória, saúde bucal e a estética do sorriso, devolvendo à pessoa a qualidade de vida e autoestima. Tem dúvidas de como iniciar seu tratamento? Onde ir? Qual profissional procurar? Tire todas as suas dúvidas na entrevista dessa edição com o avaliador dentista da Oral Unic de Mafra Luis Felipe Erdmann. Acompanhe:

Avaliador dentista da Oral Unic de Mafra Luis Felipe Erdmanne e a repórter Aline Cardoso em nosso estúdio

- O QUE DE FATO É UM IMPLANTE DENTÁRIO?

Os implantes, são uma peça que colocamos na boca do paciente que possibilita a colocação e uma coroa em cima. Muita gente pensa que o implante é o dente que se coloca, mas não, o implante, é como se fosse um parafuso. Colocamos dentro do osso e com esse implante, a gente consegue reabilitar a boca do paciente, recolocar uma coroa, dando o dente de volta, ao lugar.

- COMO É O PROCESSO DA REALIZAÇÃO DO IMPLANTE, DESDE A AVALIAÇÃO ATÉ O FINAL DO PROCEDIMENTO? É UM PROCESSO DEMORADO?

Depende muito do tipo de paciente que a gente vai estar tratando. Precisamos fazer avaliações minuciosas em cada um dos pacientes, se precisar fazer exames. Alguns pacientes necessitam de um tratamento diferente, por exemplo, pacientes que tem comorbidades, paciente com diabetes ou pressão alta, normalmente o tratamento demora um pouco mais por conta das cicatrizações. Pacientes fumantes também, é um outro tipo de paciente que também às vezes dá um pouco de dificuldade. Mas um paciente norma reativo, que esteja com tudo tranquilo, e ter uma quantidade boa de osso, a gente consegue fazer um implante, tanto o implante quanto a prótese em até setenta e duas horas. Em outros pacientes, a gente consegue fazer em e quatro a seis meses, que é a colocação do implante. Quando a gente coloca esse implante, ele tem que interagir com o osso. Precisa ficar duro, o nome disso é osseointegração. Para ele conseguir ficar ósseo integrado, normalmente demora de quatro a seis meses. Acontece de ser em 72 horas, em alguns casos, que chamamos de carga imediata e em alguns outros casos demora esse tempo que falei para conseguir terminar o tratamento.

- PACIENTES QUE TEM ALGUMA COMORBIDADE COMO DIABETES, HIPERTENSÃO, PROBLEMAS CARDÍACOS E ATÉ MESMO O USO DE MEDICAMENTOS MAIS FORTES, ESSES FATORES PODEM INTERFERIR NO TRATAMENTO? COMO PROCEDER?

Todo o paciente que quiser colocar o implante, ele pode colocar. Um paciente de 80 anos, se estiver saudável, e quando eu digo saudável é por exemplo um paciente que tem diabetes, ele tem que estar com diabetes alto? Não, a gente precisa cuidar.

Para isso, temos na clínica um medidor de pressão, medidor de glicemia, para podermos pegar esses pacientes que têm diabetes, pressão alta e ter esse cuidado na cirurgia.

 A gente sabe que esses pacientes, tem um pouco mais de dificuldade no tratamento, o resultado é praticamente igual ou de qualquer outro paciente, mas temmos essa pequena dificuldade a mais. E para driblar essa dificuldade, a gente tem que deixar tudo controlado. Dá pra fazer cirurgia, não tem problema nenhum.

- APÓS A CIRURGIA, QUAIS OS CUIDADOS QUE O PACIENTE PRECISA TER?

Normalmente a gente passa algumas medicações. Medicação analgésica, anti-inflamatória, porque querendo ou não causa um pouquinho desconforto. E em alguns casos, que pode ter algum tipo de infecção é receitado um antibiótico também, não é em todos os casos. Também a gente pede alguns cuidados na alimentação, evitar alimentos que sejam extremamente quentes, fazer uma alimentação mais morna, gelada e dar preferência para alimentos líquidos e pastosos.

- ALÉM DA ESTÉTICA EM QUAIS OUTROS CASOS O IMPLANTE É INDICADO PELO PROFISSIONAL?

Normalmente se os pacientes procuram é por uma questão estética. Mas além dessa questão estética, a gente também tem que devolver função do dente. Tem muita gente que perde os dentes posteriores, que são os dentes de trás, aqueles maiores e com isso acabam perdendo qualidade na hora de se alimentar. Eles não conseguem mais amassar os alimentos como deveriam.

A boca, é a primeira parte do processo digestivo. Ela que dá início para que o sistema digestivo consiga fazer seu serviço da melhor maneira possível. Quando a gente perde um dente desse, e passa anos sem, não vai ser em duas semanas, em um mês, em um ano, vai demorar anos que você vai começar a ter problemas no estômago, por exemplo. Justamente pela questão de estar se alimentando da de maneira inadequada, por não estar conseguindo amassar os alimentos direito.

Então, além da estética devolvemos a função, a maneira correta de se alimentar. Além disso, também muitas vezes devolvemos a autoestima para o paciente. Tem muita gente que não consegue nem sair de casa, tem vergonha de sorrir, tem gente que com menos de 20 anos de idade, não tem nenhum dente na frente. A pessoa fica sem vontade de ir para o colégio, em festas, não quer mais tirar foto e a gente consegue devolver a confiança para essa pessoa.

É muito bacana a gente poder devolver isso para as pessoas. Não é só uma questão de estética, realmente, a gente tem uma série de coisas que pode estar melhorando.

- PODERIA DEIXAR ALGUMAS DICAS DE CUIDADOS ESSENCIAIS QUE DEVEMOS TER COM A NOSSA SAÚDE BUCAL.

Para colocar um implante, normalmente a pessoa, ela que sente essa necessidade. Ou por falta de dente, as vezes está com uma prótese mal adaptada, que machuca, não está conseguindo se alimentar direito, não sente mais o gosto dos alimentos. Para isso, convido vocês a irem até a clínica Oral Unic aqui em Mafra, sentem lá com a gente, conversem. A gente apresentar para vocês um planejamento bacana, para vocês poderem iniciar o tratamento tão sonhado.

Quanto a dicas de saúde bucal, o que eu posso dar são as dicas mais simples que fazem toda diferença e que já escuta todos os dias. As vezes a gente pensa assim, ‘vou comprar aquele enxaguante bucal lá que o Neymar faz propaganda. Não! Compra pasta, escova e fio dental. Essas são as três coisas que vão te ajudar a ter uma saúde bucal boa, são as três coisas que vão deixar sua boca saudável.

Escova sempre depois que fizer uma refeição e fio dental pelo menos uma vez por dia. Isso é extremamente importante, passar o fio dental pode aumentar o tempo de vida de uma pessoa em até dez anos.

Para quem quiser conhecer a clínica Oral Unic de Mafra fica localizada na Rua Felipe Schmidt, nº1204, ao lado da nova Big Passo. Os telefones para contato: (47) 3012 0404 e WhatsApp: (47) 9 9250 0404. 

Assista em nosso canal do YouTube a entrevista: 

 

Compartilhe este conteúdo: