Português (Brasil)

Lenda do Futebol - Histórico do Máster Itaiópolis

Lenda do Futebol - Histórico do Máster Itaiópolis

Compartilhe este conteúdo:

Pode-se dizer que o Master Itaiópolis nasceu na década de 90, no século passado. O grupo é remanescente dos torneios promovidos pela Sociedade Esportiva Recreativa Tamoio.

 Na mesma década se faziam amistosos principalmente no Estádio Pedra Amarela, em Mafra, onde o Operário, na época licenciado, mandava seus jogos. Os confrontos eram contra equipes locais e organizados pelo Professor Jeferson. Os integrantes da equipe sempre tinham mais de 30 anos

Inicialmente nos organizamos com atletas locais e foi adquirido um vistoso Uniforme grená (estilo Juventus de São Paulo/Capital) da Kappa.

Os deslocamentos aos locais dos jogos sempre eram em carros particulares, dos próprios atletas.

O grupo começou a ficar conhecido na região e já tínhamos convites de jogos por vários lugares; bons confrontos ocorreram na vizinha cidade de São Mateus do Sul, com a organizada e invicta equipe da capital do Xisto e treinada pelo competente Barata! A invencibilidade do São Mateus foi várias vezes quebrada pelo Master!

Em 2002 os mafrenses do Milionários provocaram o Nelsão para participação em torneio no SERJU.

 Nelsão já foi avisando: “podemos participar, mas é barra pesada, lá jogam Djair, Jeff, Hilário e outros ex profissionais.” Realmente, nossa estreia foi contra esse time do Milionários, que nos meteu 5x1 no primeiro tempo, sendo que no segundo tempo diminuímos para 5x4. Quis o destino que nos encontrássemos na finalíssima: o adversário abriu o placar e o nosso empate foi construído no fim do jogo por uma das jogadas mais bonitas do Zé Linzmeyer: driblou todos os adversários desde nossa intermediária até a grande área do Milionários e fez a assistência para o Carlão Bilicki empatar. Ganhamos o título nos pênaltis!

Em 2002, também recebemos convite do Santa Helena Clube de Campo, para participar de uma competição que durava um semestre inteiro. Em princípio, nos assustamos, pois a carta convite parecia ter exigências que iam além do objetivo do grupo!

Reuniram-se então Capitão, Amaury, Nelsão, Zé Renato, Tita e o técnico Carlão, e decidiram participar do evento. Tínhamos “gente” ou elenco, mas nos reuníamos somente nos jogos, portanto sem treinamento; Nosso objetivo , então,  foi ampliar conhecimentos e obter espaço regional; nos organizamos com uniforme novo, adotamos as cores do município, especialmente o azul, branco e amarelo, e entramos na competição pra aprender, já que enfrentaríamos equipes formadas há anos, como Milionários, Amigos da Bola, e equipes tradicionais de Riomafra; em suma, entrar em campo com luta e perder de pouco, beliscando se possível empates e até vitórias.

Mas a coisa foi um pouco diferente! Amparado num quinteto que tinha Linescia no gol, o vislumbrante Nelsão “paredão” na zaga, as classes indescritíveis de Tata e Riberto no meio e Gino “matador” na frente, o reconhecido técnico Carlão (apelidado carinhosamente de Seção pelo grupo, pela sua magreza na época), recheou de coadjuvantes aquela base e o resultado foi glorioso: campeão do torneio Santa Helena Clube de Campo em 2002

Houveram outras taças Santa Helena, participamos de sete, e o Máster Itaiópolis foi cinco vezes campeão do Torneio; Em uma das edições, a equipe mostrou sua superioridade ao conquistar a taça de forma invicta, e o goleiro Vilmar Linescia, e sua zaga, com participações em todos os jogos, ser o goleiro menos vazado, com ZERO (0,00) gol sofrido!

As proezas do Master em âmbito regional foram objeto de duas moções elogiosas por parte da Câmara Municipal de Vereadores!

Os campeonatos no Santa Helena eram para Atletas com idade superior a 35 anos.

Os torneios no Santa Helena, por decisão da Diretoria foram suspensos e então o SERJU começou a organizá-los!

Ressalte-se que em tempo algum o grupo foi beneficiado com recursos municipais para contribuir com ajuda de custo para deslocamento de atletas, inscrições e outras despesas necessárias....

A idade dos atletas foi chegando, e, nos torneios que regravam como idade mínima de 35 anos, passou a ser de 50 anos ou Cinquentinha.

Os torneios foram se ampliando, Canoinhas organizou campeonatos, aí já com equipes do planalto norte, foram quatro até agora, nosso Master foi finalista em todos, sendo bicampeão do torneio

Itaiópolis também fez seus torneios na bela praça de esportes do Pinheiros. Destaca-se o título comemorativo ao Centenário do município de Itaiópolis.

Torneios locais, especialmente de futebol “Society”, hora no campo da ASPI ou do Riva, o Master se apresentava forte e conquistava títulos; também no futebol de quadra (salão) e posteriormente de carpete (Arena) mostrou sua força!

Nossa equipe nunca foi recheada de craques, mas nunca faltou luta em campo; foi assim que Zé Renato teve um derrame defendendo nossas cores no Santa Helena; também foi dessa forma que o atleta Baitaca teve uma parada cardíaca em pleno amistoso contra o SERJU, no Butiá do Braz, foi socorrido mas perdeu a vida a caminho do Hospital de Mafra

Houveram também 4 torneios para atletas mais experientes ainda, com idades superiores a 55 anos (e obrigatoriamente 4 atletas com 60 anos ou mais em campo). O Master Itaiópolis foi bicampeão desse Torneio.

De todos estes títulos, há uma passagem ímpar:

O Master foi cinco vezes vice campeão (uma delas invicto), sempre perdendo as finais nos pênaltis.... Foram em torneios em praças diferentes, um deles aqui no Campo do Pinheiros, isto em seis anos de disputa!

Muitos colaboraram para a eficiência da equipe; difícil não citar nomes como Tita, Amaury, Nelsão, Cirineu, Zé Renato, Pivovar, Carlão Treinador; mas o grupo, através de uma placa gravada em agradecimentos, escolheram LUIZ ADILSON KAZMIERCZAK , o Capitão (em referência a sua passagem na Marinha do Brasil) como seu líder e representante.

Na Arena Itaiópolis existe uma Vitrine com a história do Master Itaiópolis, com a maioria dos troféus conquistados, fotos, moções, relação dos jogadores. A pandemia está em fase de controle, e o Master com certeza estará em campo!

Compartilhe este conteúdo: