Português (Brasil)

Frio intenso: secretária da assistência social de Mafra orienta moradores devido ao frio

Frio intenso: secretária da assistência social de Mafra orienta moradores devido ao frio

Em entrevista Danielle Kondlatsch - Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação de Mafra – fala sobre as medidas tomadas afim de amenizar esses danos durante o frio intenso

Compartilhe este conteúdo:

Nessa semana tivemos o avanço de uma intensa massa de ar frio que provocou a queda acentuada da temperatura. Temperaturas abaixo de 0º foram registradas em várias regiões do Estado. Por isso a Secretaria de Assistência Social está orientando os moradores, principalmente os cidadãos em situação de rua e vulnerabilidade. Em entrevista Danielle Kondlatsch - Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação de Mafra – fala sobre as medidas tomadas afim de amenizar esses danos durante o frio intenso. Confira!

Danielle Kondlatsch - Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação de Mafra

- Os alertas, as publicações em redes sociais a respeito dessa aproximação da onda de frio intenso vêm sendo feitas desde a última semana. Os órgãos estaduais, municipais em casos como esses ficam sob aviso para se preparar, e agir nas situações. Como é feito essa ação da Assistência Social? Quais as orientações que estão sendo passadas pela secretaria nesse momento?

O frio intenso que a gente vai passar preocupa especialmente as pessoas em situação de rua e que com certeza vão sofrer com essa massa de ar frio que já está no nosso município. A Secretaria de Assistência Social está trabalhando em cima das pessoas nos ajudarem a fazer essa fiscalização, se você avistar, localizar e identificar alguém que esteja passando frio e esteja em sofrimento, durante o dia e noite tentar fazer o convencimento e a oferta para o serviço de acolhimento em uma casa de apoio chamada Casa de Apoio Novo Amanhecer que fica anexa a Atena.

- Para previsões como essas, alguns cuidados são essenciais e fazem a diferença, tanto para a autoproteção, quanto para proteger as pessoas ao nosso redor. O que a população pode estar fazendo para fazer parte desta ação?

Quando chega próximo do inverno o trabalho fica mais intenso e mais evidente. A população também se preocupa mais com as pessoas que estão na rua e que estão em situação de vulnerabilidade. Essas pessoas ganham mais visibilidade. E quem puder ajudar com doações podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social. Se for um volume grande de doações a gente pode busca. Pode acionar pelo telefone 3643-7181 que é WhatsApp também ou pelo contato da casa de apoio 3642-8382, e o nosso veículo vai buscar. A doação pode ser feita também na casa de apoio novo amanhecer anexo a Antena.

Se a população identificar alguma pessoa em situação de rua ou em situação de frio, pode acionar a Secretaria de Assistência Social através dos nossos telefones. E população também pode fazer essa abordagem, pode conversar com as pessoas em situação de rua, orientar que existe esse serviço de acolhimento, pois muitos não sabem, não conhecem, então por isso que é importante a gente divulgar esse serviço e todo mundo pode contribuir.

- As pessoas em situação de vulnerabilidade, como as pessoas de rua, os mais carentes, como está sendo feito atendimento e assistência a eles?

Orientamos que seja feito o acolhimento dessas pessoas para que não tenham pessoas na rua ou que fiquem o mínimo possível. Temos muita resistência também, têm muitas pessoas que não aceitam o acolhimento que preferem ficar nas ruas. Essas pessoas que não aceitam o acolhimento recebem cobertores, agasalhos para que elas consigam se aquecer mesmo estando nas ruas.

A nossa equipe técnica especialmente as nossas assistentes sociais já conhecem muitas famílias que estão em situação de vulnerabilidade e já fizeram também esse atendimento de disponibilizar cobertores, agasalhos. As pessoas em situação de rua têm também o atendimento desde o início do ano. E nós estamos qualificando esse serviço, credenciamos uma entidade que executa o serviço de acolhimento para que o sofrimento seja o mínimo possível com essa frente fria vindo tão intensa e tão agressiva.

- Qual seria sua mensagem final secretária a respeito desta ação?

Eu queria dizer que é muito importante que as pessoas percebam que essa situação de rua, essas pessoas elas existem e elas precisam ganhar visibilidade. Nesse período de frio esse trabalho precisa ser divulgado, conhecido por todo mundo. É um trabalho que existe permanentemente e nós estamos trabalhando cada vez mais para reduzir também esse sofrimento dessas pessoas.

Confira a entrevista em vídeo no nosso canal do YouTube: 

 

 

Compartilhe este conteúdo: