Português (Brasil)

104 anos de Mafra: entrevista com Emerson Maas

104 anos de Mafra: entrevista com Emerson Maas

Nesse aniversário de 104 anos Mafra terá uma semana de programação, com ações, inauguração e muito mais. Veja!

Compartilhe este conteúdo:

O prefeito de Mafra, Emerson Maas fala sobre o seu período de gestão no município até agora e também sobre o aniversário de Mafra que comemora 104 anos no dia 08 de setembro. Acompanhe a entrevista completa abaixo:

Quais foram as conquistas mais importantes ou de maior destaque para o município nesse período?

Aconteceu muita coisa do início do ano até agora, pegamos um período bastante turbulento, sempre falei desde o início que estaríamos assumindo um avião em pleno voo. De janeiro para cá a gente foi sentindo como que estava a máquina, como que estavam as coisas. Tivemos dificuldades.

Um exemplo é o nosso interior do município, que são quase 3 mil quilômetros de estrada para empedrar e não temos nenhuma pedreira em condições de exploração. Estamos ainda batalhando e se Deus quiser nas próximas emanas vamos conseguir liberação da primeira pedreira que é a do São Lourenço. Isso vai uma grande conquista pois vamos conseguir explorar a pedra sem precisar comprar. Estamos pagando em média de sessenta reais o metro cúbico de pedra e a quantidade que a gente utiliza acaba saindo muito caro para o município. Estamos gastando em média em torno de 500 mil reais por mês somente em pedras, fora a parte de manutenção, combustível e tudo mais.

Também das grandes conquistas que tivemos, foram muitas emendas parlamentares. Quase 3 milhões de emendas. Algumas eu consegui, algumas os nossos vereadores. Isso fez com que inseríssemos Mafra no mercado do cenário nacional. E no próximo dia 15 de setembro estarei indo a Brasília a convite da Câmara dos Deputados e também pelo próprio Presidente da República para representar Mafra entre trinta municípios do Brasil e apenas o único município do estado Santa Catarina que vai participar de um projeto pioneiro da Secretaria de Patrimônio da União. Vamos trabalhar para regularizar esses imóveis que temos na união do município como o campo do Peri, a Câmara de Vereadores, onde é hoje a estação ferroviária, aeroporto.

Referente a sua gestão que iniciou esse ano, poderia nos contar quais foram as maiores dificuldades?

A principal dificuldade é a gestão como um todo. Eu vejo que o que mais dificultou todo esse processo foi a questão de precisarmos colocar restrições com a pandemia. Tinha um número muito alto de pessoas sendo contaminadas e de óbitos também. Então se colocavam algumas restrições e eu ouvia de alguns empresários, de alguns lojistas que eu, o prefeito, é comunista, e por outro lado, se não fizesse o fechamento total, que para mim sempre foi fora de cogitação, o pessoal me chamava de genocida. E não sou nenhuma coisa nem outra, a gente está fazendo o melhor, tentando manter o equilíbrio para salvar vidas mas também mantendo as empresas em funcionamento. Meu foco sempre foi manter o equilíbrio entre a saúde e a economia.

Agora vamos falar sobre o aniversário de Mafra que acontece no dia 08 de setembro. Qual será a programação para essa semana dos 104 anos do município.

A vontade era fazer aquela festa tradicional com as bandas que são referências nacionais mas infelizmente estamos saindo de uma pandemia que ainda não está no seu estado normal. A semana da Pátria também iniciou essa semana e já tivemos os primeiros eventos.

Também temos algumas ações que eu gostaria de destacar que seria o comércio, as casas, as escolas, posto de saúde, a população que enfeitem os locais com as cores o município. Seria uma forma da gente estar comemorando o nosso aniversário.

Teremos também a inauguração de um mural na praça Miguel Bielek. Aquele mural que a gente vê em muitas cidades, com um coração grande, dizendo eu amo e o nome do município, vamos ter agora, eu amo Mafra.  Teremos também hoje (04), a reinauguração do nosso museu do Ferroviário onde era a antiga estação. Esse museu terá várias peças sobre a ferrovia. Vai iniciar hoje também o passeio de trem que vai de Mafra a Lapa, o famoso trem dos tropeiros com saída às 14h e vai continuar também na segunda e terça-feira, até o dia 07.

No dia 05 teremos a continuidade das nossas ações com exposição de carros. No dia sete o hasteamento à bandeira. No dia oito que é o dia do aniversário do município teremos um passeio ciclístico que vai ocorrer das 07h às 11h da manhã. Vai ser um passeio virtual o qual não é necessário estarmos todos juntos. Cada um vai fazer no seu tempo correndo o percurso previsto para o passeio. O ponto de partida será na praça do passo e o percurso será lá pelo São Loureço. Teremos no mesmo dia na Universidade do Município a inauguração da sala do empreendedor. Como uma das bandeiras do nosso governo é fortalecer o empreendedorismo estaremos montando uma sala a qual vai servir de suporte para todos os empreendedores do município seja o MEI, a pequena empresa, a média empresa e a grande.

Na parte da tarde teremos as 15h um culto ecumênico que vai ser lá no Álamos e ser transmitido ao vivo. Na sequência às 19h teremos uma série de apresentações de artistas locais. Fizemos um credenciamento no município para artistas locais, sejam músicos, mágicos malabaristas. Tendo em vista que os artistas foram as pessoas que mais sofreram economicamente na pandemia eles vão estar sendo remunerados para realizar essa apresentação, esse trabalho aqui no dia do aniversário.  

Qual seria a sua mensagem final em especial aos 104 anos de Mafra?

Nesses 104 anos muitas pessoas trabalharam para chegar até aqui e agora veio uma grande responsabilidade: o que nós podemos fazer para que Mafra cresça daqui para frente? Muitas pessoas acabam perguntando: o que Mafra faz por mim? Eu acho que o questionamento tem que ser diferente, o que eu posso fazer por Mafra? Se cada cidadão fazer essa pergunta e colocar isso em prática pode ter certeza que Mafra será a cidade dos sonhos de todos. Então é essa reflexão que eu deixo, vamos nos questionar. Se cada um de nós fizer um pouquinho por Mafra, teremos o melhor. Vamos juntos construir a Mafra que todos sonhamos.

Compartilhe este conteúdo: