Português (Brasil)

Dia do Mundial do Dentista: Dr. Luiz Felipe fala sobre a profissão e evolução dos tratamentos

Dia do Mundial do Dentista: Dr. Luiz Felipe fala sobre a profissão e evolução dos tratamentos

O Dia Mundial do Dentista é comemorado em 3 de outubro e é uma importante data para refletirmos sobre a importância desse profissional para a nossa saúde e autoestima.

Compartilhe este conteúdo:

O Dia Mundial do Dentista é comemorado em 3 de outubro e é uma data importante para lembrarmos a importância desse profissional para a nossa saúde bucal. O cirurgião-dentista, além de manter a boca saudável, é responsável por garantir uma melhora na autoestima das pessoas, uma vez que um sorriso bonito deixa as pessoas mais confiantes. Por isso convidamos para uma entrevista o avaliador dentista da Oral Unic de Mafra Luis Felipe Erdmann. Ele fala sobre a importância do profissional atualmente e sobre o avanço nos tratamentos ortodônticos. Confira!

Quando começou seu interesse pela profissão? Conte sua história.

Eu sempre gostei muito de atender as outras pessoas, de ajudar os outros. Foi algo  muito bacana porque quando comecei atender em consultório achava muito bacana como era feito o atendimento, como era a sala do dentista. Então pensei que seria uma coisa que eu eu ficaria muito feliz em estar alí. Foi algo muito muito natural e assim eu fui gostando mais e mais.

O que você considera mais desafiador na odontologia?

 É uma série de coisas. Primeiro é você conseguir receber a pessoa, porque a gente olha que transforma o o atendimento  em uma situação muito mecanizada. Como ortodontista eu atendia muito gente, às vezes 30 pacientes em um dia, então você acaba, com o cansaço transformando aquilo muito mecanizado, digamos que você já começa a olhar a pessoa como um dente, e não um ser humano. Eu acho que o grande desafio da odontologia é você conseguir olhar o paciente como um todo. Colocar ele numa posição como se fosse um parente teu e tentar resolver o problema daquela pessoa. Porque às vezes o paciente ele quer resolver uma estética, quer ficar mais bonito mas tem o paciente que só quer voltar a poder comer. E não existe receita de bolo, ninguém é igual a ninguém.

Muitas pessoas só procuram o dentista na hora em que o problema aparece, somente em casos emergenciais. Por que grande parte das pessoas ainda age assim?

Eu acho que não é só uma questão de dentista se a gente for ver em outras áreas por exemplo  com uma carro, a maioria vai trocar o pneu quando fura ou quando já está careca. E assim é com o dentista. Agente vive numa cultura de “deu problema, agora eu vou atrás”, e não vamos tentar evitar que tenha o problema e isso é intrínseco, é nosso, é do nosso povo. Mas com o tempo eu estou percebendo que realmente as pessoas têm procurado mais porque a senhorinha de 70 anos que os pais mandaram ela tirar todos os dentes cuidou um pouco melhor da filha dela que hoje tem 40 anos e só perdeu dois, três dentes mas que cuidou hoje dos filhos que tem 16 anos e hoje eles estão com todos os dentes e levou ao dentista.  E sem contar que temos mais acesso a informação.  Consigo ver uma melhora muito grande do que era anos atrás quando eu iniciei na profissão. As pessoas já estão um pouco mais preocupadas em prevenir.

Qual é a importância de visitar o dentista regularmente?

Saúde. Se você faz prevenção, você consegue saber antes de algum problema. E para resolver um problema no início, é sempre muito mais fácil e mais barato. O pessoal pensa assim: ah, não vou no dentista porque é muito caro eu vou gastar muito. Mas o que que é mais caro? Ir no dentista fazer uma limpeza comprar uma escova, aprender direitinho a escovar, passar fio dental ou ter que fazer um implante dental? Óbvio, a gente devolve mastigação para pacientes que perderam ou com outras coisas mas é muito mais barato e muito melhor você cuidar dos seus naturais. Então a prevenção ela é extremamente importante por questão de saúde e para quem não tá tão preocupado com saúde pensa no lado financeiro você vai economizar um dinheirão.

Comente sobre a nova oportunidade de tratamento ortodôntico que vocês estão oferecendo na Oral Unic de Mafra?

Trouxemos para Mafra um escâner intraoral 3D. Um scanner que consegue fazer uma leitura da boca do paciente sem precisar fazer moldagem. A gente manda para uma sede da Oral Unic e lá eles fazem o que a gente chama de alinhador, são plaquinhas onde não fica mais necessária a utilização do aparelho ortodôntico. Aquele aparelho com ferro, com fiozinho, com aquelas borrachinhas conseguimos substituir pelo transparente que não machucam a boca e o tratamento fica muito mais exato. E é tudo feito no computador.  Tão bacana que você ser vai lá na clínica e antes de iniciar o tratamento você já sabe como ele vai terminar porque a gente tem uma um programa que mostra cada plaquinha de cada semana como vai ser feita como vai ficar o final de cada placa que é trocada a cada duas semanas. É um tratamento muito bacana, moderno e o melhor, a gente está com um valor muito bom também. Bem justo pelo que a gente entrega.

Quais as suas dicas para deixar as pessoas que querem seguir a profissão e também a sua mensagem aos colegas de profissão?

 Primeiro mandar um abraço para todos os colegas que a gente continue exercendo esta profissão maravilhosa de maneira ética e correta. Para os novos, se você já começou, ou ainda vai começar, e se tem um sonho saiba que é uma profissão maravilhosa. Você realiza sonhos de pessoas, você faz as pessoas voltarem a sorrir, isso é fantástico. É emocionante você atender uma pessoa que sente vergonha de ir num lugar, vergonha de tirar uma foto e você poder fazer ela voltar a sorrir. Então se você tem esse sonho faça porque você não vai se arrepender.

É maravilhoso isso que a gente pode estar fazendo pelo próximo.

 

Confira, abaixo, o vídeo da entrevista:

 

 

Compartilhe este conteúdo: