Português (Brasil)

Aniversário de 151 anos de Rio Negro

Aniversário de 151 anos de Rio Negro

Data de Publicação: 12 de novembro de 2021 14:53:00 Em entrevista, prefeito de Rio Negro fala sobre aniversário do município e seu mandato até aqui

Compartilhe este conteúdo:

No próximo dia 15 de novembro o município de Rio Negro comemora 151 anos de emancipação política e para conversarmos sobre o tema e o desenvolvimento do município convidamos para uma entrevista o prefeito do município Professor James Valério. Confira a seguir:

 

- No próximo dia 15 de novembro Rio Negro comemora 151 anos de emancipação política. Como será a programação para o aniversário do município? Terá alguma atividade para os munícipes?

nós tivemos a visita do nosso secretário da Justiça, Família e Trabalho que inaugurou o nosso programa chamado Paraná cidadão. Foi a primeira atividade relacionada a esse momento festivo do município. Foram três dias de ações sociais com a participação aproximadamente de 60 pessoas com serviços gratuitos de toda a natureza. Neste dia 07 também nós fizemos primeira visita guiada ao cemitério municipal com análise dos fatos históricos das pessoas e dos entes queridos que fazem parte da história do município e também análise da arquitetura das sepulturas.

E hoje nós inauguramos galeria dos ex-prefeitos no Museu do nosso seminário o Maria José França Foz. Tivemos alguns parentes de prefeitos, o ex prefeito Milton. E neste dia 09 tivemos atividades na educação de Rio Negro visando a retomada do conhecimento intelectual. O nosso desenvolvimento de 100% em relação ao desenvolvimento cognitivo das crianças da rede municipal teve uma um certo grau de dificuldade, não teve o bom desenvolvimento ao qual nós queríamos, mesmo com as aulas remotas e com o sistema híbrido de aulas. Mas estamos inaugurando o programa Superação aqui em Rio Negro que é um algo inovador no Paraná e que nós estamos fazendo para a retomada do conhecimento principalmente na área do letramento matemático e também na área da linguagem

E temos no decorrer do mês de novembro várias atividades. No dia 23 e 25 vamos lançar o programa de segurança no patrimonial aqui no município. Vamos lançar também Rio Negro, Cidade Led com planejamento sobre a iluminação pública, na entrada do município e lá no portal até a ponte Rodrigo Ajassi. Também vamos ter a revitalização do centro do município com a revitalização do trânsito ali no anel central. No dia 28 teremos uma feira no lado do Bosque das Araucárias entre o SESC e o Senac e o colégio SESI então muitas atividades durante este mês.

 

- Referente a sua gestão que iniciou esse ano, poderia nos contar quais foram as maiores dificuldades?

A nossa gestão foi determinada como uma gestão inovadora e realizadora. Porém os primeiros dez meses nós tivemos um impacto muito grande com a pandemia que realmente prejudicou o nosso. Nós tínhamos um certo um certo grau de dificuldades principalmente na questão das atividades presenciais com o governo do estado. Tivemos mais ou menos quatro meses de estagnação em todas as atividades. Mas assim mesmo, foi um momento de muitas conquistas, de avanços e nós estamos satisfeitos nesse momento. Temos muito o que realizar, desafios já determinados, mas eu sempre faço essa comparação com a minha equipe de secretários e secretárias. Se hoje fosse o último dia do ano eu estaria satisfeito porque nós realizamos muito, nós inovamos muito e Rio Negro está perpassando por um momento muito especial.

 

- Tem se falado muito sobre a segurança e policiamento em Rio Negro, quais estão sendo a providências da prefeitura em relação a isso?

Em a relação segurança no município de Rio Negro sempre foi de muitas conquistas e de muitos anseios da população o que nós somos a favor. Eu quando era vice-prefeito nunca deixei de ir até aos órgãos competentes e secretários da segurança do estado. E não está sendo diferente nesses primeiros meses de gestão. Já tive reuniões, inclusive já levamos ao presidente do Conselho de Segurança. Representantes da Associação Comercial Industrial do CDL. Fizemos também uma reunião muito proveitosa agora no mês de outubro. E estamos organizando várias ações de ostensividade. No patrulhamento juntamente com o nosso comandante da nossa valorosa PM de Rio Negro Eduardo e com o apoio muito importante do coronel Hornic e do batalhão da Lapa. Também com o apoio muito grande do comandante Hudson do policiamento geral da PM do estado do Paraná. Sempre com o apoio do nosso deputado Alexandre Curi.

Tivemos uma reunião muito importante com muitas estratégias e realmente o aumento do contingente está proposto porque Rio Negro é uma companhia e o governador Ratinho está fazendo todos os preparativos a vinda de soldados da PM, que vai se iniciar agora final 2021 e início de 2022 com a formatura de aproximadamente 3500. O qual será destinado um contingente aqui para Rio Negro.

 Enquanto isso não acontece mais uma vez como professor e diretor eu sempre falava isso para os meus alunos, que nós precisamos formalizar o número de boletins de ocorrência mesmo que seja difícil fazer é importante realizar. Eu estive pessoalmente falando com o comandante Hudson do comando da geral da polícia do estado do Paraná e ele me orientou para que a população precisa realizar o boletim de ocorrência para termos estatísticas e o governo do estado trabalha com estatísticas. E realmente nós estamos nesse processo onde Rio Negro tem poucas ocorrências graves e nós condenamos tudo.

Eu sou partidário de que bandido bom é bandido na cadeia. Eu não abro mão disso como 40 anos, diretor de escola, como secretário, como vice-prefeito e agora como prefeito. O bandido delinquente, aquelas pessoas que fazem o mal para os outros de qualquer maneira, tem que que reformar. A nossa lei ela é muito branda, prende hoje e a justiça solta amanhã. Não tenho medo de falar isso porque é verdade. E nós precisamos do apoio de todos para que a municipalidade possa sentir-se segura.

Nós vamos lançar após o dia 20 um sistema de segura patrimonial, não com força de polícia, mas com força de vigilância de patrulhamento. A nossa equipe vai ter um carro plotado escrito vigilância patrimonial e nossos funcionários se sentirem que há algo suspeito, irão entrar em contato direto com a PM e dizer em que local exato há atitudes suspeitas. Vamos ajudar também com esse sistema de vigilância aqui em Rio Negro.

 

- Gostaria de deixar alguma mensagem para este aniversário de 151 anos de história de Rio Negro?

Eu gostaria de falar em nome de 35 mil habitantes e dizer que o professor James é aquilo que sempre foi. Uma pessoa que vai lutar muito por Rio Negro apesar de 61 anos, tenho muita disposição, vontade e me sinto em um momento muito bom na minha vida de estar representando a minha cidade. Nunca pensei que ia chegar até aqui sendo prefeito de Rio Negro. Prometo que jamais vou deixar o munícipe de Rio Negro sentir vergonha do seu prefeito. Quero que todos tenham orgulho.

Nós somos o décimo nono IDH do estado do Paraná. Nós somos a sétima melhor educação do estado do Paraná. Nós somos segundo o índice da educação básica medidos pelo Ministério da Educação o quinto melhor resultado no estado do Paraná e um dos melhores do Brasil. Estamos com 65% da nossa cidade pavimentada ou calçada. Com cerca 60% do nosso saneamento básico instaurado. Nós somos a décima primeira cidade no estado do Paraná atingir a meta de 18 na primeira vacinação. Somos uma das primeiras cidades no Paraná a atingir a meta de 12 anos na vacinação. Adultos, crianças e adolescentes. Nós estamos com cerca de 65% por cento da imunização garantida. Estamos com um índice muito bom da dose de reforço aos nossos idosos ao qual eu também estou inserido, inclusive vou tomar a minha terceira dose em janeiro.

Então, eu acho que nós temos tudo para ir em frente, nós temos um momento bom na geração de emprego e renda. Estamos superando todas as dificuldades, temos ainda alguns desafios.

Somos a comprovação da nossa bandeira que são três termos ao qual eu tenho muito orgulho. O povo rio-negrense é de fé, de trabalho e de perseverança. Nosso povo nunca se afasta de Deus, não tem medo de trabalhar e não desiste nunca. Eu sou essa comprovação e quero que os 35 mil habitantes tenham essa performance de muita fé, muito trabalho e muita perseverança. Assim Rio Negro parte para 151 anos e a partir do 15 já almejando os 152 anos.

 

Confira, abaixo, o vídeo da entrevista:

Compartilhe este conteúdo: